Sábado, 19 de Junho de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

Hora de cuidar do caixa

Publicada em 10/06/2021 às 18:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR

Em meio a tantas dúvidas decorrentes da intensidade da crise econômica provocada pela Covid-19, é uma questão de sobrevivência, no caso das pequenas empresas, garantir o caixa para manter salários e contas em dia. É dessa maneira que o empresário deste ou daquele segmento terá condições de continuar com as portas abertas, suportando os problemas financeiros, até que a economia possa retomar um ritmo mais consistente.
Em tudo isso, há dois pontos essenciais a ponderar. O primeiro é o prazo em que a recessão vai continuar se manifestando, se por alguns meses até a reabertura se consolidar ou num prazo mais demorado, além do primeiro trimestre de 2022, isto em razão da falta de confiança para consumir e investir. O segundo ponto a considerar é a disponibilidade de crédito menos contundente, em termos de juros, para as pequenas empresas. Esse recurso é de fundamental importância para os empresários manterem o funcionamento de suas atividades, enquanto as vendas continuarem em ritmo devagar, quase parando. 
 
"Não há como negar que o objetivo dos bares,restaurantes e lojas é recuperar, pelo menos um pouco, o caixa esvaziado há quase um ano e meio"
 
Levando-se em conta esses pormenores essenciais, nunca é demais lembrar que numa data como a deste sábado, 12, o Dia dos Namorados sempre foi uma comemoração aguardada por bares e restaurantes. E, neste ano, em razão do avanço da pandemia, a data ganhou uma importância ainda maior, pois é tida como um respiro para o setor, um dos mais impactados pela crise que o Brasil e o mundo estão vivendo.
Há que se lembrar que em 2020 não houve essa comemoração porque tudo praticamente estava fechado. Portanto, pode-se dizer que, com relação ao ano passado, o faturamento tende a ser bem melhor neste 2021. Claro que não será como o de 2019, até em razão da restrição de horários e do atendimento à capacidade de 40% de cada estabelecimento. O fato, porém, é que, apesar disso, os empresários esperam poder respirar um pouco mais aliviados, tendo em vista, principalmente, que o movimento presencial deverá ser maior. Daí a razão de muitos bares e restaurantes de Sorocaba estarem apostando em alguns pratos especiais, além de promoções e até semana estendida. Da mesma forma, os lojistas de um modo geral também estão ansiosos pela data. Não há como negar que o objetivo de todos eles é recuperar pelo menos um pouco o caixa esvaziado desde março de 2020. 
Em torno de tudo isso há que se considerar a importância de todo mundo lembrar que não se pode enfrentar a pandemia estimulando aglomerações indevidas. Todo e qualquer 'pancadão', por exemplo, deve ser rejeitado de imediato. Desde que todos sigam as recomendações das autoridades competentes, a comemoração deste sábado pode ser feita de maneira natural. Este é um momento que continua sendo o de toda população procurar se cuidar como deve. Mesmo fazendo-se o básico, é possível contribuir para fazer renascer o espírito de desenvolvimento da Nação.
NOTÍCIAS DESSA EDIÇÃO + notícias