Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Sorocabanos podem contemplar Presépios

Publicada em 15/12/2021 às 21:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)
Tradição na maioria das famílias, os Presépios encantam pela simplicidade e por narrar, através das imagens, um dos acontecimentos marcantes na História da humanidade, a Natividade de Jesus Cristo. Os animais que rodeiam o estábulo, a docilidade e atenção da Virgem Maria e os cuidados de São José ganham vida na contemplação das pessoas diante da manjedoura. Para ajudar na preparação, as montagens da cena do Natal ganham os espaços públicos e igrejas da cidade, onde os munícipes podem fazer suas orações e, inclusive, registros com toda a família. 
 
Até o dia 7 de janeiro, os sorocabanos poderão conferir a exposição de um Presépio móvel, confeccionado pelo artesão sorocabano Augusto Torrini, na Biblioteca Infantil Municipal, no Centro. Gratuita, a mostra é feita em madeira, tecido e materiais reciclados. O artista criou todo o cenário, com gruta, moinho, roda d’água e lago, assim como as figuras de Maria, José e o Menino Jesus, e incorporou cenas do cotidiano, com personagens representando a lavadeira, o ferreiro, o pescador, o pastor, as crianças, entre outras. Artista versátil, Torrini é mágico, ator, cineasta e artesão, aprendendo, na prática, os seus diferentes ofícios. 
 
Segundo Torrini, a ideia de construir o Presépio surgiu na infância, quando já se encantava com os que eram montados na época de Natal, alguns deles com movimentos. Assim, com o auxílio do pai, foi montando pequenos cenários e aprimorando as técnicas de movimento e construção de figuras. “Eu estou muito feliz por passar todo esse conhecimento ao jovem Nicolay Andrey, de 15 anos, que acompanhou e auxiliou na confecção e montagem do Presépio”, conta. Complementando esse trabalho, o artesão ainda convidou 14 poetas e escritores sorocabanos, que produziram textos para cada uma das figuras.
 
FRANCISCANA - Outro local que conta com mostra de Presépios em Sorocaba é a Fundec. O espaço recebe a 2ª Exposição Franciscana de Presépios Internacionais. Com mais de 80 representações da cena do Nascimento de Jesus Cristo, as montagens têm estátuas de diferentes materiais e feitas por artistas de todo o mundo, incluindo Belém, na Terra Santa. A exposição gratuita segue até o dia 9 de janeiro, das 10 às 22 horas. A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, assim como o Mosteiro de São Bento e a igreja do Colégio Santa Escolástica, também contam com Presépios que podem ser visitados. 
 
INSPIRAÇÃO – A inspiração de se montar Presépios veio de São Francisco de Assis. Em Sorocaba, as igrejas montavam, em seu interior, todo o cenário do Nascimento de Jesus Cristo, assim como as famílias que adquiriam, na Capital, cada uma das figuras. Muitos artesãos sorocabanos e famílias simples montavam, em suas residências, os Presépios, muitos com movimento, acionados por manivelas ou roda d’água. Com a chegada dos franciscanos, o costume em se montar presépios e exposições foi crescendo. A Paróquia Bom Jesus dos Aflitos promoveu, por anos, grandes mostras.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar