Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< INTERNACIONAL Joe Biden declara emergência federal Estado passou por uma das piores séries de tornados do país

Publicada em 14/12/2021 às 22:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Abr)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência federal no estado do Kentucky que passou por uma das piores séries de tornados da história do país. O governador Andy Beshear disse que o número de mortes pode ser inferior ao previsto. “É uma tragédia, e não sabemos ainda quantas vidas perderam-se nem a extensão dos danos”, declarou Biden. As agências federais de resposta a catástrofes começaram a se deslocar para a região e, de acordo com o presidente, o Estado fará tudo o que puder para ajudar. O estado de emergência foi declarado no Kentucky e poderá ser decretado nos outros estados mais gravemente atingidos pela catástrofe. 
 
A declaração de emergência agiliza o processo de ajuda federal para fazer face aos danos causados pelas tempestades e tornados que arrasaram boa parte do estado. Biden pretendia deslocar-se ao Kentucky. Andy Beshear, que tinha adiantado um número de mortes superior a 100, reviu o número e, no fim da tarde do domingo (12), afirmou que o número de óbitos poderia ter chegado a 50. “Estamos rezando para que as estimativas estejam erradas. Se assim for, será muito bom”, pedia. Os tornados destruíram quase totalmente o município de Mayfield, onde as equipes de resgate prosseguem com as buscas para encontrar sobreviventes. 
 
Em uma fábrica de velas, onde estavam 110 pessoas, foram confirmadas oito mortes e oito pessoas continuavam desaparecidas. Bob Ferguson, porta-voz da Mayfield Consumer Products, revelou que 90 pessoas já tinham sido localizadas – número não confirmado até então pelas autoridades. “Ainda estamos recebendo informações sobre a fábrica de velas. O proprietário entrou em contato conosco e acredita ter informações diferentes. Estamos tentando verificar. Se assim for, pode ser uma situação melhor e o milagre que esperávamos”, acrescentou Beshear. Em Illinois, um armazém desabou durante a noite após a passagem do tornado.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar