Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< REGIÃO Parque dos Ipês é inaugurado com ênfase na sustentabilidade ambiental

Publicada em 09/12/2021 às 12:20
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)

O Parque dos Ipês nasceu sustentável. A nova área verde de Votorantim, inaugurada nesta quarta-feira (8), num dos principais eventos realizados na data, feriado municipal comemorativo à passagem do 58º aniversário de emancipação político-administrativa do Município, antigo distrito industrial pertencente a Sorocaba até 1963, conta, inclusive, com um biodigestor para a produção de biogás e biofertilizante. O biogás será usado na cozinha de um projeto social instalado na área do Parque. Já o biofertilizante terá como destino a horta comunitária, as mudas de árvores e os canteiros de plantas. Além disso, os materiais orgânicos utilizados no biodigestor podem ser resíduos de produção vegetal (folhas, palhas, restos de cultura), animal (esterco) e de atividades humanas (lixo doméstico), além de resíduos industriais. Cerca de quatro litros de lixo orgânico poderão produzir aproximadamente três horas de gás.

A criação do Parque dos Ipês é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Votorantim com o Colégio Bela Alvorada. A área possui 10.500 metros quadrados e parte da iluminação é vinculada a painéis fotovoltaicos. A luz solar captada pelos módulos vai gerar energia, trazendo benefícios econômicos ao Município e vantagens ambientais.

O novo Parque também conta com 700 metros de trilhas para caminhada e um espaço pet público. Nele, os bichinhos podem brincar em uma área privativa com segurança.

A criação do Parque dos Ipês agradou a balconista Priscila Caroline Rodrigues, 36 anos. Ela mora a poucos metros do novo espaço verde de Votorantim e comemorou que, agora, tem um lugar bonito e seguro para levar os dois filhos para brincar. “Antes, esta área era um terreno baldio. Tinha muito mato e bicho. Agora, ficou muito bom”, elogiou.
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar