Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Sistema BRT vê impulso no resgate da Zona Norte

Publicada em 09/12/2021 às 12:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)
URBANISMO
 
Com o fluxo diário de 1.500 viagens e o transporte de 52 mil usuários/dia, a chegada do Sistema BRT Sorocaba na Zona Norte, sobretudo, tem revelado como a implantação de um novo transporte coletivo contribuiu para o aumento da circulação de pessoas nas avenidas Itavuvu e Ipanema, assim como o surgimento de novos varejistas e empresas na área. A constatação parte de pesquisadores e dirigentes da própria concessionária que administra o Sistema. Ao todo, cerca de 25 quilômetros de vias foram revitalizados, 76.000 metros quadrados de asfalto recapeados e 5 quilômetros de calçadas refeitas, ajudando na valorização e visibilidade do comércio, empreendimentos e imóveis localizados nos trechos. 
 
Para o diretor de operações da BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, com maior capilaridade e a reorganização do transporte público, os sorocabanos estão realizando mais deslocamentos para a Zona Norte e com maior agilidade, previsibilidade e segurança. “O que tem potencializado o movimento de público na localidade”. “Mais pessoas estão andando de ônibus para chegar ao comércio local. Desde a inauguração do BRT, notamos a abertura de várias novas lojas, seja um grande varejista ou pequenos empresários. Acreditamos que as vias requalificadas, organizadas, monitoradas e com transporte de qualidade têm atraído a população, pois todos se sentem mais seguros. Ver essa nova realidade nos anima, porque sabemos que o projeto BRT está ajudando também o desenvolvimento de Sorocaba”, destaca Ferreira.
 
O conceito de locomoção por via segregada com prioridade de passagem para ônibus permite que os deslocamentos sejam mais rápidos, com redução de atrasos em congestionamentos, proporcionando conforto e satisfação dos passageiros. Esses são alguns atributos que estão fazendo com que o fluxo de público cresça, demonstrando que a melhoria do sistema de transporte favoreceu também a dinâmica da região e da economia local. E Ferreira explica ainda que a chegada do BRT trouxe inúmeras benfeitorias para todos, desde o comerciante ao morador do bairro com vias requalificadas, melhorias de paisagem, visibilidade para o comércio, área monitorada, progresso do trânsito, valorização de imóveis e o aumento na circulação de pessoas. 
 
“Esses mesmos ganhos também chegarão para a Zona Oeste, quando as obras do Corredor Oeste pelas avenidas Dr. Armando Pannunzio e General Carneiro forem concluídas”, aposta também o diretor de operações do Sistema BRT, apontando que outro fator importante motivado pelas obras na Zona Norte foi o impulso à economia do Município, com a geração de emprego e renda. No período de construção do Corredor Itavuvu e do Terminal Vitória Régia, os serviços possibilitaram o surgimento de mais de 350 empregos diretos e 1.050 indiretos. A BRT Sorocaba priorizou a contratação de mais de 81 fornecedores de serviços e 128 de materiais da região, injetando, dessa forma, capital no comércio local.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar