Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< CULTURA Conservatório de Tatuí retoma eventos presenciais

Publicada em 26/10/2021 às 11:30
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)
Após 19 meses de atividades virtuais e mais de 160 apresentações remotas, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, da vizinha cidade de Tatuí, considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, também inicia a retomada gradual dos seus eventos culturais presenciais. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do do Estado e gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura desde dezembro de 2020, o Conservatório igualmente prevê para 2022 uma nova estrutura para seus corpos artísticos, alinhada com as tendências internacionais.
 
No início deste mês, o CDMCC abriu a retomada gradual de apresentações presenciais com o lançamento da série ‘Rodas de Choro’2021’, realizada na praça da Matriz de Tatuí, seguindo todos os protocolos de segurança. Os próximos encontros na Praça estão previstos para 9, 23 e 30 de novembro, sempre às 17 horas. A agenda de eventos segue ainda pelos meses de novembro e dezembro, com apresentações de Trio Código Ternário, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas, novas Rodas de Choro, Choro das Três e concertos dos grupos artísticos Big Band, Banda Sinfônica e Jazz Combo do próprio CDMCC, entre outras. A programação completa pode ser conferida no site  www.conservatoriodetatui.org.br/. Estão previstos também encontros de violão e luteria, concursos internos de piano e violão e a tradicional Semana da Música, com mais de 10 apresentações, no final de novembro – dia 22 é o Dia da Música e da padroeira dos músicos, Santa Cecília.
 
TEATRO – Por outro lado, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí está desenvolvendo um projeto denominado ‘Ações para Suspender o Tempo’, no qual mantém as atividades on-line com audiodescrição. As apresentações desses experimentos cênicos buscam investigar procedimentos relacionais com espectadores, bem como desenvolver práticas de mediação entre público e criação artística, levando em consideração questões de acessibilidade e diversidade. Também faz parte do plano realizar a Mostras de Artes Cênicas e a publicação da revista especializada Buli.
 
Estão previstos ainda dezenas de produções audiovisuais, que incluem apresentações musicais e teatrais, além de videoaulas gratuitas pelo projeto ‘Conservatório na Rede’ (https://www.youtube.com/playlist?list=PLHLmAeHiJh4onqIUKxaKIdBOYQ20ed_vb). Já as aulas presenciais foram retomadas em 17 de maio e seguem o Plano de Retomada Gradual das Atividades Educacionais Presenciais, do Governo do Estado, que autoriza o retorno dos alunos de forma escalonada. Na primeira etapa, foram autorizadas apenas aulas individuais, para alunos de séries avançadas, e, atualmente, estão permitidas algumas aulas presenciais coletivas, respeitando-se todos os protocolos sanitários e de distanciamento.
 
"Ficamos felizes em poder retomar nossas atividades presenciais de forma gradual e segura. Isso nos dá a oportunidade de mostrar ao público todas as novidades e melhorias que estamos trazendo para o Conservatório de Tatuí, alunos e colaboradores", afirma a superintendente educacional da Sustenidos, Cláudia Freixedas. A instituição oferece cerca de 100 cursos, entre regulares, livres e de aperfeiçoamento - todos gratuitos. Também atua na difusão cultural, com a realização regular de audições, recitais, concertos e espetáculos teatrais, entre outros.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar