Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< CULTURA Historiador passa a oferecer ao público infanto-juvenil revelações surpreendentes Membro da Academia Paulista de Letras, Paulo Rezzuti revela que a vida da realeza não era nada fácil para os pequenos nobres

Publicada em 06/10/2021 às 21:51
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)
NA ESTANTE
 
Se descobrir uma foto da mãe, do pai ou dos avós quando crianças já gera curiosidade, imagine conhecer as histórias das infâncias de dom João VI, dona Leopoldina, Zumbi ou Paraguaçu. Todas as nossas princesas e príncipes, os de origem europeia, os africanos e seus descendentes e os indígenas foram crianças, aprontaram, se divertiram, tiveram medos e têm muita história para contar. 
 
Quem narra essa realidade, em “Princesinhas e Principezinhos do Brasil” (Editora Pingo de Ouro/LeYa Brasil), é o escritor de livro de história de gente grande Paulo Rezzutti, consagrado historiador paulistano da atualidade e membro da Academia Paulista de Letras, na sua estreia para o público infanto-juvenil: “Há muito do meu texto na fala dos pequenos nobres, mas a história está lá, fruto de muita pesquisa sobre a personalidade, a rotina e a vida das nossas princesinhas e principezinhos”, conta ele ao DIÁRIO.
 
Rezzutti revela que a vida da realeza não era nada fácil para os pequenos nobres e continua, neste seu novo livro, o trabalho de recuperação e divulgação da História do Brasil, num trabalho fundamental de recuperação e compreensão do passado para uma ação propositiva, no presente, de um futuro melhor. O historiador reúne milhares de seguidores ávidos por conhecerem o nosso passado e este ano recebeu o Prêmio ‘Descobertas do Ano Aventuras na História’, na categoria Canal Favorito no YouTube. O que ele não poderia imaginar era a legião de ‘pequenos fãs’ que começaria a assistir aos seus programas. “Princesinhas e Principezinhos do Brasil”, ilustrado por Gisele Daminelli, é fruto deste trabalho e inspirado em tantas perguntas feitas por crianças de todo o País.
 
O HISTORIADOR - Paulo Rezzutti é escritor de livros de História, mas de gente grande. Este é, assim, o primeiro livro de História para crianças que ele escreve. Paulo sempre gostou de ler e, quando era pequeno, sempre havia algum adulto para lhe contar alguma história. Uma das lembranças mais antigas que tem é de sua avó, lendo um livro infantil para ele. Sua infância foi recheada de livros que lhe despertaram a paixão pela leitura e depois pela escrita. Provavelmente por ler tanto, acabou se tornando uma pessoa muito curiosa, que sempre queria saber o porquê de tudo. Isso o incentivou a procurar adquirir conhecimento sobre diversos assuntos e personalidades da história do Brasil e do mundo.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar