Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL A limpeza como exemplo

Publicada em 06/10/2021 às 19:58
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Aproveitando que a Câmara de Sorocaba aprovou em definitivo o projeto de decreto legislativo nº 29, de 2021, do vereador Ítalo Moreira (PSC), criando o selo ''Amigo Lixo Zero'', que tem por objetivo motivar as pessoas jurídicas ou naturais a contribuir com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura para o desenvolvimento de serviços destinados à redução de resíduos sólidos ou educação ambiental, nunca é demais lembrar sobre a necessidade de cada sorocabano fazer a sua parte para que Sorocaba realmente possa se tornar uma cidade muito mais limpa em todos os aspectos. Certamente, daqui para frente, com o selo 'Amigo Lixo Zero', o município terá uma excelente oportunidade de promover campanhas que possam ser vistas de maneira mais crítica e com um olhar bem mais ampliado por toda a população no que diz respeito à sujeira que se projeta por todas as suas dimensões.

"Contribuir para a limpeza da cidade como se deve é algo que servirá de exemplo para que muitos outros objetivos da cidade também possam ser alcançados"  

De acordo com o projeto aprovado, devem merecer a atenção de todos ações voltadas à redução de resíduos sólidos, incentivo à promoção de mutirões de limpeza em parques, praças e pontos turísticos e a propagação da educação ambiental junto ás escolas municipais, estaduais e particulares. É de suma importância colocar em prática, de maneira efetiva, campanhas de conscientização entre toda a população sorocabana, desde as classes mais ricas até as mais pobres, no sentido de manter a cidade limpa, organizando-se movimentos em escolas públicas e particulares para que todos os segmentos da sociedade possam contribuir para que a cidade possa se tornar uma cidade muito mais limpa.

É preciso lembrar que a sujeira nas ruas é um problema de educação, que não é privilégio só das pessoas de menor poder aquisitivo, mas de todas as classes sociais da cidade, daí a necessidade urgente de se organizar campanhas que possam estimular a existência de uma cidade mais limpa, além de pessoas mais educadas. Toda a sociedade precisa manifestar e renovar cada vez mais os movimentos que visam o seu progresso e desenvolvimento. A missão da escola, por exemplo, desde a infância, não é a de necessariamente produzir gênios, mas de promover gente.

Ninguém deve esquecer que cada gesto positivo sempre será muito bem vindo para que tudo possa melhorar ao seu redor. É importante ressaltar que tudo aquilo de bom que as pessoas querem não surgirá do nada, nem daqueles que cruzam os braços de maneira permanente, esperando que os outros façam aquilo que precisa ser feito. Contribuir para a limpeza da cidade como se deve é algo que servirá de exemplo para que muitos outros objetivos da cidade também possam ser alcançados.                    

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar