Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SAÚDE Sorocaba inicia procedimento cirúrgico inédito no SUS para pacientes renais

Publicada em 29/09/2021 às 20:46
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)
O prefeito Rodrigo Manga anunciou, na manhã desta quarta-feira (29), o início do procedimento cirúrgico Lico Laser, também conhecido como ureterorrenolitotripsia. A cirurgia a laser minimamente invasiva é inédita no SUS e atenderá, nesta primeira etapa, 50 pacientes que aguardam, há anos, pela assistência. A novidade foi anunciada no auditório da Santa Casa de Misericórdia, com a presença do presidente da Irmandade, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, do secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, do médico urologista da Santa Casa, Auro César de Araújo, além dos pacientes que passarão por esse inédito procedimento na cidade.
 
A ureterolitotripsia endoscópica é um procedimento para o tratamento de cálculos ureterais. Sem exigir nenhum tipo de incisão, essa intervenção cirúrgica é indicada para remover pedras que estão localizadas no ureter, obstruindo o rim, de forma que não conseguem ser eliminadas naturalmente pelo organismo. Com uma câmera na ponta, o aparelho é inserido pela uretra, passa pela bexiga e entra no canal ureteral. Após identificação do cálculo, o fragmenta com laser e remove os pequenos pedaços com auxílio de uma pinça em forma de cesta. 
 
O prefeito Rodrigo Manga enfatizou que, até então, o avançado procedimento Lico Laser só era realizado na rede particular. “As pessoas que sofrem com pedras nos rins na nossa cidade terão dignidade. Há mais de três anos esses pacientes esperam por essa cirurgia. Agora, por meio dessa parceria entre Prefeitura de Sorocaba e Santa Casa, vamos atender à população com essa cirurgia inédita no SUS. E isso é só o começo de todos os procedimentos que vamos zerar em Sorocaba, por meio dos mutirões da saúde”, frisou. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar