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<< POLÍCIA PMs podem reforçar ações preventivas com Operação Delegada

Publicada em 15/09/2021 às 19:14
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(Foto: Divulgação)
SEGURANÇA PÚBLICA
 
A Prefeitura de Sorocaba está iniciando tratativas com a Polícia Militar do Estado para definir detalhes da implantação da ‘Operação Delegada’ na cidade. A medida, a ser viabilizada por meio de convênio com o Governo de São Paulo, permitirá a atuação de policiais militares e bombeiros, nos horários livre da escala de trabalho, como agentes do serviço público municipal, sendo devidamente remunerados para isso pelo Prefeitura. “A medida precisará de respaldo da Câmara de Vereadores. Estamos iniciando as discussões dos detalhes que devem constar na redação do projeto de lei, bem como das diretrizes para o convênio com o Estado e do plano de trabalho”, adianta o secretário municipal de Segurança Urbana, coronel PM Vitor Gusmão, após encontro preliminar a respeito durante encontro que contou também com a participação da secretária de Governo, Samyra Toledo; do chefe de Gabinete do Prefeito, André Moron; do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Henrique de Agrella, e do comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), tenente-coronel PM Fernando de Agrella.
 
A intenção é que a Prefeitura tenha à disposição, em média, 15 policiais militares por dia atuando na ‘Operação Delegada’. Um reforço ocorreria nos fins de semana, com 20 policiais em 10 viaturas.  “Seria um ganho extra para intensificar, sobretudo, as operações especiais”, complementou o secretário Vitor Gusmão.
 
Em geral, os profissionais da Atividade Delegada atuariam em ações de fiscalização, inclusive de trânsito e de proteção do patrimônio público, podendo ainda ser direcionados para outras atividades de interesse da Administração Municipal, visando à otimização da segurança pública e do atendimento de serviços aos cidadãos. “A flexibilidade operacional é uma grande vantagem que a ‘Operação Delegada’ proporciona, porque os profissionais podem atuar em ações pontuais ou em operações mais amplas”, acrescentou o chefe de Gabinete do Prefeito. Inclusive, em ações preventivas no período de Natal, no Centro e em outros pontos da cidade, pois a intenção é que o projeto tenha início já neste ano, pontuou ainda André Moron.
 
Uma das sugestões é que os turnos de trabalho sejam de 8 horas por dia, com intervalo mínimo de 12 horas entre suas ocupações oficiais. A Prefeitura efetuaria o pagamento por meio do Estado, mas os policiais militares utilizariam toda a estrutura do Estado, como se estivessem em escala normal de trabalho. “Isso ainda será definido, assim como o valor da remuneração por hora trabalhada, sem a necessidade de hora extra de serviço. A PM tem muito interesse nessa parceria e muito a contribuir para com o Município, pois tem estrutura e treinamentos diferenciados, podendo, inclusive, atuar na esfera administrativa municipal”, completou Gusmão.
 
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