Quarta-Feira, 1 de Dezembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍCIA Guarda Civil Municipal recebe equipamentos de segurança e armamento de proteção e defesa

Publicada em 14/09/2021 às 20:50
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)
SEGURANÇA PÚBLICA
 
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba passa a contar com mais oito carabinas calibre .40 e quatro escudos balísticos, para utilização em ações de proteção e defesa. A entrega dos equipamentos ocorreu na manhã desta terça-feira (14), durante ato na Prefeitura. O material foi adquirido a partir de emenda parlamentar destinada ao Município pela deputada federal Kátia Sastre, exclusivamente para investimento em segurança pública.
 
O prefeito Rodrigo Manga recepcionou, em seu gabinete, a deputada, que é policial militar, ocasião em que ocorreu a apresentação dos equipamentos e das armas e houve a formalização da entrega à GCM, na presença do secretário municipal de Segurança Urbana, coronel PM Vitor Gusmão, e do comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado (7º BPM/I), tenente-coronel PM Fernando de Agrella, entre outras autoridades. “Essa ação faz parte de um projeto muito maior que vamos colocar em prática, para reestruturação da GCM, que consiste em dar cada vez melhores condições de trabalho à Corporação. Ainda, planejamos a criação de um Plano de Carreira na Guarda e o aumento do efetivo”, destacou o prefeito.
 
Segundo o secretário de Segurança Urbana da Prefeitura, os novos equipamentos recebidos pela GCM garantem mais proteção e defesa aos guardas em ações críticas e, paralelamente, na preservação da segurança dos cidadãos. “Terão um poder de defesa e reação mais forte e adequado, principalmente em ocorrências envolvendo agressores armados, e em apoio à Polícia Militar. São escudos resistentes a tiros e carabinas com maior poder de fogo”, explicou Gusmão.
 
Os novos equipamentos serão utilizados, especificamente, por guardas que integram a Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Em um primeiro momento, eles passarão por treinamento especializado, a partir da próxima semana. “Cada um será submetido a 40 horas de instrução teórica e prática, na sede da GCM e em estande de tiro”, detalhou o comandante da GCM, Henrique de Agrella.
 
MAIS INVESTIMENTOS - Na ocasião ainda, por outro lado, o prefeito Rodrigo Manga pleiteou à deputada Katia Sastre investimentos para a aquisição de sistema de videomonitoramento inteligente, que vai integrar o projeto do Centro de Operações Integradas (COI), a fim de unificar as informações coletadas pelas câmeras instaladas na cidade e que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do Município. “A segurança pública é minha principal bandeira de atuação e estamos à disposição dos municípios para ajudar, no que por possível, na implantação de políticas públicas, sobretudo, nessa área. Estamos tentando atender ao maior número possível de municípios”, completou a parlamentar.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar