Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< INTERNACIONAL Talibãs liberam saída de 200 estrangeiros Partida foi autorizada após pressão de representante dos EUA

Publicada em 09/09/2021 às 11:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Militares estrangeiros deixaram o Afeganistão em agosto (Foto: Abr)
AFEGANISTÃO 
 
Cerca de 200 pessoas, de nacionalidade americana e de outros países, deveriam sair nesta quinta-feira (9) do Afeganistão, em voos charter do aeroporto de Cabul. A saída dos civis estrangeiros, que não conseguiram partir do Afeganistão durante a ponte aérea nas semanas de agosto, foi anunciada por um representante do governo norte-americano. 
 
A fonte, que pediu anonimato, disse que a partida foi autorizada pelos talibãs após pressão do representante especial dos Estados Unidos, Zalmay Khalilzad. Essa foi a primeira vez em que os voos internacionais foram organizados a partir do aeroporto de Cabul, desde que os militares estrangeiros deixaram o Afeganistão no final de agosto. 
 
O anúncio foi feito dois dias após a apresentação do governo interino, que não correspondeu às expectativas da comunidade internacional. O governo interino afegão é composto por homens de etnia pashtun, incluindo suspeitos de terrorismo. A composição do governo foi interpretada como sinal de que os talibãs não pretendem adotar uma atitude moderada. 
 
O anúncio da composição do novo governo afegão mereceu declarações de desapontamento da União Europeia e a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os talibãs não são membros respeitados da comunidade internacional. Já o ministro afegão da Administração Interna é procurado pelos Estados Unidos por atividade terrorista.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar