Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< AGENDA CULTURAL Pintura Solidária em manhã de oficinas e muita música no domingo

Publicada em 08/09/2021 às 13:42
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Público participará de oficinas de pintura em tela (Foto: Divulgação)
PROJETO ACORDES
 
A Associação Cultural ‘Pintura Solidária’ também começa a retomar suas atividades presenciais após meses de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 e já para o próximo domingo, dia 12, anuncia a realização do Projeto ‘Acordes’, com oficinas de pintura e apresentações musicais gratuitas para toda a população. A atividade acontece no Parque Campolim, das 9 às 12 horas, com apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, pela Lei de Incentivo à Cultura, e da Secretaria da Cultura da Prefeitura local.
 
Das 9 às 12 horas, o público participa das oficinas acompanhado por educadores da Associação Cultural ‘Pintura Solidária’. Das 11 às 12 horas, a Banda Musical ‘Conselheiro Mayrink’, da vizinha cidade de Mairinque, apresentará arranjos de compositores da música erudita e composições originais para banda sinfônica. 
 
Segundo a presidente da ‘Pintura Solidária’, Vera Lúcia Biudes Petrocchi, o Projeto ‘Acordes’ tem o objetivo a inclusão social e a ampliação do acesso à Cultura. “Nossa proposta com o projeto é sensibilizar as pessoas para a Arte e a Cultura de uma maneira bem diferente. Enquanto apreciam a música erudita, podem participar de uma divertida oficina de pintura, que é indicada tanto para adultos, quanto para crianças”, explica ela.
 
A proposta do projeto é a realização de oficinas de pintura, gratuitamente, em praças públicas do interior do Estado de São Paulo, integrando apresentações de música, tendo como objetivo a inclusão social e a ampliação do acesso à Cultura. O projeto foi aprovado em 2019 e a realização acontece só este ano devido à pandemia. “Estamos muito felizes em poder retomar aos poucos as atividades e levar Arte e Cultura para todos. O público também estava esperando este momento e esperamos todos lá”, completa. 
 
Todas as medidas de prevenção serão tomadas, com o uso de álcool em gel, kits individuais para pintura e distanciamento entre as pessoas durante a atividade.
 
‘PINTURA SOLIDÁRIA’ - Criada em 2003, a ONG Associação Cultural Pintura Solidária ‘Vamos Colorir a Vida’ é uma organização não governamental que tem como objetivo promover ações culturais e artísticas, direcionadas às pessoas em situação de exclusão cultural e social. Os atendidos aprendem técnicas de pintura, por meio de uma metodologia que contribui para desenvolver e expressar a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades. 
 
Todo o material é fornecido de forma gratuita para as instituições (pincéis, tintas atóxicas, painéis, placas de Eucatex e demais materiais). Além disso, todos os produtos artísticos das oficinas ficam com os assistidos. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar