Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Ensino dentro de casa

Publicada em 24/08/2021 às 18:36
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Levando-se em conta tudo aquilo de bom que muita gente sabe que existe a respeito, não deixa de ser oportuna a aprovação do ensino domiciliar em Sorocaba pela Câmara Municipal, sob a responsabilidade dos pais e compreendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O projeto aprovado é de autoria do vereador Dylan Dantas e ainda deve ser regulamentado pela Prefeitura. Essa nova lei está de acordo com o que estabelece a Constituição Federal brasileira, onde a Educação é vista como sendo direito de todos e dever do Estado e da Família. Sabe-se que o ensino domiciliar ainda é uma iniciativa minoritária no mundo todo, mas que aos poucos vai ganhando um espaço cada vez maior.                   

Com a aprovação dessa proposta fica garantida no Município a plena liberdade de escolha dos pais ou responsáveis legais pelo ensino escolar ou ensino domiciliar. Muitas experiências positivas a esse respeito embasam tudo aquilo de bom que essa nova iniciativa representa para o aprimoramento da educação no Brasil, com destaque para os direitos entre os estudantes do ensino escolar e do ensino domiciliar. Diante dos prós e contras a respeito, há que se ressaltar à responsabilidade atribuída aos pais no que diz respeito ao acompanhamento de perto do ensino proporcionado ás crianças. Num primeiro momento, ainda que possa não existir uma avaliação adequada a respeito, o que talvez deve ser levado em conta seja a falta do convívio presencial na escola tradicional pelos alunos que optarem pelo ensino domiciliar e até quanto esse fato pode ser prejudicial a eles. Este é um ponto que deve chegar a um denominador comum entre as partes envolvidas num projeto dessa natureza. Dentro dessa nova realidade, o que todos precisam considerar é o que de fato importa para a evolução da educação no País.   

 

"Com a aprovação dessa nova proposta direcionada ás crianças, fica garantida no Município a plena liberdade de escolha dos pais ou responsáveis pelo ensino escolar ou ensino domiciliar"

                

Há que se dizer que o sistema educacional no Brasil chegou a melhorar em alguns pontos ao longo dos anos, mas o fato é que ainda precisa evoluir muito mais para corresponder ás expectativas de todos os brasileiros, principalmente dos pais e dos filhos, no sentido de contribuir como se deve para o desenvolvimento nacional. Talvez esse novo modelo de ensino dentro de casa poderá ajudar muito neste aspecto.                                  

Antes de mais nada, depois de tanto tempo caminhar com muita lentidão, o mais importante de tudo é recuperar tudo aquilo de bom que o modelo educacional do País não conseguiu colocar em prática ao longo dos 21 anos deste século.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar