Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Chances para os adolescentes

Publicada em 18/08/2021 às 19:24
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Ao longo dos anos, sempre foi motivo de polêmica no Brasil o momento certo no qual um adolescente deve começar a trabalhar. Enquanto alguns poucos empresários bem-sucedidos gostam de dizer que deram o primeiro passo no campo do trabalho ao pegarem no batente logo na infância, grande parte da população brasileira acha que os menores recrutados pelos profissionais do tráfico de drogas ou exploradores de mão de obra obteriam mais chances na vida se a legislação trabalhista ou o Estatuto da Criança e do Adolescente fossem menos exigentes, contribuindo para oferecer boas oportunidades para o início do trabalho de todos eles. Também não é de hoje que muitos brasileiros sonham montar o seu próprio negócio, com as pesquisas comparativas entre vários países mostrando que o Brasil nos últimos anos nunca deixou de viver bons momentos nesse sentido. Sabe-se que a partir deste século o desemprego levou muita gente a utilizar a indenização do INSS para montar um pequeno negócio.
Naturalmente, cada um pode ter a sua opinião a respeito desses assuntos, mas o fato é que a integração da tecnologia do dia a dia das empresas, desde o chão das fábricas até aos escritórios, exige de imediato conhecimentos que só uma dedicação exclusiva aos estudos pode propiciar. Sem isso, as oportunidades acabam sendo reduzidas, fazendo restar empregos mal-remunerados. Por mais animadoras e envolventes que sejam as histórias de ascensões muito rápidas, só a educação é que garante saltos reais na vida profissional de cada trabalhador.
 

"Por mais animadoras que sejam as histórias de ascensões muito rápidas, só a educação é que garante saltos reais na vida profissional do trabalhador"

 
Diante do quadro atual, com a pandemia transtornando a vida de todos e a força que o desemprego ganhou nos últimos anos, tudo se torna muito mais difícil para que alguém possa ter um emprego que corresponda às suas expectativas. Ainda hoje, por exemplo, há que se atentar para a evasão escolar que o avanço da Covid-19 e suas variantes vêm provocando. Não há como negar que por trás disso existem, também, as drogas e a necessidade de trabalhar para ajudar a família.
Na verdade, levando-se em conta que a tendência é de muita coisa continuar piorando até o final do ano que vem, é preciso com urgência encontrar alguma maneira de embalar como se deve as oportunidades para o trabalho dos adolescentes. Para eles, sem dúvida nenhuma, a redução da jornada de trabalho para 4 horas seria o ideal para que os estudos não fossem prejudicados. Da mesma forma, sem uma escola muito mais eficiente tudo sempre continuará sendo problemático para todos. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar