Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Paixão e protagonismo

Publicada em 12/08/2021 às 20:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A passagem de mais um aniversário da cidade, que neste domingo, dia 15, estará completando 367 anos, não deixa de ser uma boa oportunidade para se pensar e repensar o seu futuro, estabelecendo-se metas e diretrizes que possam contribuir para o bem-estar de sua população. Para os governantes, políticos e todos aqueles que amam Sorocaba acima de tudo, a paixão deve ser o combustível essencial para proporcionar a gana de pegar com as duas mãos uma boa ideia e transformá-la em benefício da comunidade.

É preciso o arrojo e o melhor de cada um no sentido de colaborar de alguma forma para que a cidade possa se transformar em excelência na educação, na saúde, na erradicação da violência, na solidariedade, no combate ao desemprego, enfim, em tudo aquilo que proporciona uma qualidade de vida melhor para todos. De repente, fala-se muito em algo novo como a implantação de uma escola cívico-militar e, no momento seguinte, já não se comenta mais nada a respeito. Fala-se na construção de uma nova rodoviária e tudo acaba demorando muito para que esse objetivo seja alcançado. São muitos os exemplos nesse sentido. Com os problemas que vão se acumulando sem parar numa cidade do porte e da grandeza de Sorocaba, o que parece faltar são planos e metas bem definidos e que de fato correspondam ás expectativas de toda a população. No caso de uma nova rodoviária, apenas para citar um exemplo, há mais de vinte anos que se fala a respeito sem que nada de melhor aconteça.

Muitas vezes, em meio ao calor que as reivindicações exigem por parte da população, as promessas vão se renovando mas não sendo colocadas em prática, ficando tudo para uma próxima vez. Ao longo de tantos anos, os cidadãos que aguardam alguma providência para concretizar as soluções de muitas questões acabam ficando desiludidos com a falta de políticas públicas e definições corretas de prioridades. Claro que, nesses casos, ainda seja cedo para a nova administração municipal definir algumas medidas concretas, mas o que se espera é que, mais uma vez, elas não sejam entregues ao deus-dará do futuro que nunca chega. Há que se enfatizar que, em toda e qualquer situação, sempre deverá haver uma paixão que distingue o homem político do mero administrador ou burocrata.

"Em busca do melhor para a cidade, a paixão e o protagonismo de todos os sorocabanos devem ser vistos como um direito de fundamental importância"

Nunca é demais lembrar, numa data como esta, a prioridade de se ter um Plano Diretor do Município sempre atualizado, como está sendo proposto atualmente pelo vereador Dylan Dantas (PSC), além da definição de regras para a ocupação da cidade. No Plano Diretor é que está o projeto da cidade tanto para as áreas urbanas quanto para as áreas rurais. Através dele, deve-se buscar a qualidade de vida dos cidadãos, a justiça social, o crescimento e o desenvolvimento econômico sustentável. E, para ser legitimado, precisa contar com a participação de toda a sociedade. Todos devem concordar que Sorocaba cresceu, se desenvolveu e deve discutir o quanto antes novas regras e diretrizes em busca do amanhã que nunca deixa de bater ás portas.

 Levando-se em conta tudo isso, há que se estar atento à evolução de Sorocaba em todos os seus segmentos de atividades. É o que se espera de uma cidade que está inserida entre as trinta que mais se destacam no Brasil. E para que o melhor seja alcançado, já a partir da passagem de seu aniversário, a paixão e o protagonismo da atuação de todos os sorocabanos devem ser vistos como um direito de fundamental importância.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar