Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDUCAÇÃO Estudantes do Ensino Fundamental terão Oficinas de Aprendizagem

Publicada em 11/08/2021 às 21:27
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
A Secretaria da Educação da Prefeitura disponibilizará, a partir do dia 30 de agosto, uma série de Oficinas de Aprendizagem para estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. A ação atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de modo a oportunizar aos estudantes situações de aprendizagem que possibilitem a consolidação de conhecimentos e habilidades, de acordo com o esperado para seus respectivos anos e séries. A composição das turmas das oficinas deverá incluir até 10 estudantes.
 
As Oficinas de Aprendizagem terão como objetivo realizar os estudos paralelos de recuperação, ajudando o estudante a compreender o próprio processo de aprendizagem, além de criar condições favoráveis de construção e consolidação de conhecimentos, garantindo os direitos de aprender, bem como o desenvolvimento de habilidades essenciais. As atividades serão ofertadas aos estudantes do 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que retornaram às aulas presenciais e que forem selecionados, após uma avaliação diagnóstica que a escola realizará. Os alunos somente poderão ser atendidos com a anuência dos pais ou responsáveis, por meio de um termo de autorização.
 
Os professores que assumirão a carga suplementar de trabalho para as Oficinas de Aprendizagem ficarão responsáveis por planejar situações de didáticas diversificadas e adaptadas, que possibilitem a construção e consolidação da aprendizagem pelos estudantes; utilizar estratégias diferenciadas, preferencialmente com jogos de alfabetização e situações de aprendizagem lúdicas, que proponham desafios e estimulem a participação ativa dos estudantes; produzir a documentação pedagógica do estudante; e desenvolver o trabalho de acordo com as diretrizes propostas pela Secretaria da Educação, além de participarem dos encontros formativos. “As oficinas são muito importantes para os nossos estudantes, principalmente neste retorno das aulas presenciais, pois aqueles que apresentarem defasagens de aprendizagem poderão, além do ensino ofertado no dia a dia nas turmas regulares, ter o apoio pedagógico dos professores dessas oficinas no contraturno”, destaca o secretário municipal da Educação, Marcio Carrara.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar