Quarta-Feira, 4 de Agosto de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Fiação elétrica solta está presente por toda a cidade

Publicada em 20/07/2021 às 20:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Epitácio Pessoa)

É difícil encontrar uma avenida ou rua em Sorocaba onde fios de eletricidade soltos ou emaranhados deles não se façam presentes. Muitos, é certo, sem qualquer utilidade mais e até desligados da rede, porém bastante difícil a transeuntes comuns saber se estão energizados ou não, podendo até vir a causar sérios acidentes.

Os postes condutores de energia elétrica do Município são de propriedade e responsabilidade presentemente da concessionária CPFL, contudo muitas outras empresas deles também se utilizam para implantação de suas redes de telefonia, internet e televisão a cabo. É comum, assim, ver até mesmo rolos de fios pendurados nos postes, com usuários comprovando que, depois de desativarem um serviço de telefonia, internet ou TV a cabo, algumas empresas deixarem ali os fios inutilizados.

Mesmo se o problema não é privilégio de Sorocaba, outros municípios igualmente trabalham para contornar e encontrar soluções eficazes para a problemática. Em Piracicaba, por exemplo, está em vigor, desde o início do ano passado, legislação aprovada por sua Câmara de Vereadores prevendo multa para empresas que deixarem fios soltos ou inutilizados em postes - o valor pode chegar a R$ 1 mil para cada ocorrência que for flagrada. Com a lei, empresas que trabalham com cabeamento aéreo não podem deixar fios soltos que sobram das instalações em postes.

 

LEGISLATIVO COBRA SOLUÇÕES – O problema, por outro lado, não é novo, mas ressurge de tempos e tempos, exigindo providências de parte da Administração Pública e/ou das empresas concessionárias responsáveis pela situação. Ainda agora, nas últimas semanas, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) apresentou requerimento ao Legislativo sorocabano, solicitando à Prefeitura mais fiscalização acerca da fiação que não está sendo utilizada e se encontra caída nas calçadas e espalhadas pelas ruas e avenidas, em diversos pontos da cidade. “Além de causar transtornos para pedestres e motoristas, essa fiação em desacordo com as normas de segurança e abandonada nas vias já causou muitos acidentes, envolvendo transeuntes e até mesmo cavalos e outros animais”, afirma Fábio Simoa, para quem esse descaso para com a fiação é “um desrespeito com quem utiliza as calçadas e vias da cidade”.

O vereador também lembra que existe uma legislação municipal que coíbe essa prática de abandono da fiação e solicita que a Prefeitura seja mais rigorosa na fiscalização do problema para evitar acidentes envolvendo pedestres e animais. “Em nosso entendimento, a responsabilidade sobre a fiação nos postes é conjunta. A empresa de distribuição de energia elétrica, como proprietária do poste, também tem que ser responsabilizada, caso as empresas que ‘alugam’ esses postes para explorarem seus serviços não estejam assumindo suas obrigações referentes à retirada e manutenção da fiação”, conclui Fábio Simoa, acrescentando que “vai ficar cima, cobrando, para que esse descaso para com a população deixe de acontecer”.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar