Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< REGIÃO Sorocaba ganha cerca de 700 novas árvores em plantio simultâneo

Publicada em 14/06/2021 às 16:24
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou, na manhã deste sábado (12), um plantio simultâneo de 700 novas árvores em diversos espaços da cidade.
 
A ação de arborização urbana contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre servidores públicos, munícipes, membros da Associação Amigos de Bairro Ouro Fino, Cooperativa de Egressos Familiares (Coopereso), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Escoteiro Sorocaba Oeste e representantes de outras entidades.
 
O Colégio Véritas, o Jardim Bulbassauro e a CRB Construtora doaram, juntos, mais 592 mudas, contribuindo para uma cidade mais verde. A ação envolveu diferentes espécies, tais como: ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-verde, ipê-roxo-de-bola, ingá, pitanga, grumixama, paineira, entre outras.
 
Além das doações, o plantio da Sema de mais 94 árvores aconteceu no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque da Biquinha, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Natural Ouro Fino, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Chalé Francês, Parque dos Espanhois, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S-1 e na base do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Dom Aguirre.
 
As atividades encerraram a programação da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), instituído pela ONU para sensibilizar e encorajar iniciativas no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Todas as realizações cumpriram os protocolos sanitários preventivos à pandemia da Covid-19.
 
“Essa iniciativa também faz parte dos trabalhos da Sema ligados à conservação e promoção da arborização urbana, com o objetivo de estimular a prática ecológica, por meio do plantio de árvores”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Prieto Neto.
 
As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.
 
Para conferir as fotos dos plantios, que foram publicadas nas redes sociais, basta digitar as hashtags #SemaSorocaba e #PrefeituraSorocaba. A Sema também criará um lindo painel de fotografias com essas imagens, posteriormente. Para quem tiver interesse em divulgar a sua fato nesse painel, é preciso enviar um e-mail para: sema@sorocaba.sp.gov.br
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar