Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< Planos de saúde aplicam reajustes de até 200% em 2021

Publicada em 10/06/2021 às 18:49
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor aponta que reclamações sobre reajustes de planos de saúde aumentaram mais de 120% nos quatro primeiros meses deste ano em comparação a 2020. O Procon-SP também apontou crescimento de mais de 70% nas reclamações. De acordo com o diretor do órgão, Fernando Capez, há reajustes que vão desde 30 a 200%.

Conforme o que foi apurado pelo Procon-SP, essas mudanças chegam sem explicação para os consumidores. Fernando Capez diz que notificou as operadoras solicitando despesas que justificassem os aumentos. “Se não houver justificativa, fica caracterizada a prática abusiva. Sabe qual foi a resposta das operadoras e das administradoras? Nenhuma. O Procon não teve, então, outra alternativa a não ser entrar na Justiça”, explica o diretor.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi acionada na Justiça sobre o tema. Há um pedido liminar para que os planos privados mostrem os gastos e outra ação na Justiça Federal contra a ANS, pois o entendimento do Procon-SP é de que a agência foi omissa, segundo Fernando Capez.

A ANS regula tanto planos individuais e familiares, como coletivos, mas o índice máximo de reajuste anual é determinado apenas para os individuais, já que os coletivos ficam a cargo do contrato e da relação entre empresa contratante e operadora.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar