Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< Município promete combate às queimadas

Publicada em 09/06/2021 às 20:22
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura lançará, nesta sexta-feira (11), às 9 horas, a Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas’2021 em Sorocaba. O lançamento ocorrerá no estacionamento da própria sede da Pasta, localizada na Vila Hortência, à rua Santa Maria, em área da antiga fábrica têxtil do bairro.

A solenidade faz parte ainda da programação da Semana do Meio Ambiente em Sorocaba, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e contará com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Fazenda Nacional de Ipanema (Flona), Defesa Civil r Polícia Militar Ambiental. Na ocasião, serão apresentadas as ações de conscientização que serão realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre os meses de junho e outubro, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos das queimadas à saúde pública e ao meio ambiente, além de contribuir para com o combate das ocorrências no Município.
As queimadas costumam se agravar nesta época do ano, durante o período de estiagem, quando o tempo fica mais seco e, consequentemente, tornam-se mais fácil de ocorrer os focos de incêndios.
O ato contará ainda com apresentação da Campanha de Combate às Queimadas do Corpo de Bombeiro, com exposição do caminhão-bomba e equipamentos utilizados pela Corporação; exibição da Brigada de Incêndio da Flona Ipanema e uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região, dentre os que mais sofrem com os incêndios, como o teiú, o tamanduá-bandeira e o jabuti por exemplo.


PROBLEMAS OCASIONADOS PELAS QUEIMADAS - As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.
Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.
Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao incêndio. Já denúncias para que a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realize fiscalização devem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (15)99129-2426, ambos de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou pelo portal oficial da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

A prática é criminosa e a multa pode ultrapassar R$ 3.030,00, conforme a lei municipal 10.151, de 27 de junho de 2012.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar