Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL A alta tecnologia e as novas gerações

Publicada em 02/06/2021 às 20:18
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Levando-se em conta que o desenvolvimento tecnológico de qualquer país está diretamente ligado a investimentos, pesquisa e capacidade de capital humano, pode-se dizer que Sorocaba está no caminho certo com a inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, que estava marcada para segunda-feira, dia 7, no Parque Tecnológico de Sorocaba, com a presença do ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovação, mas que foi cancelada em razão de problemas de última hora. A nova data deve ser marcada ainda para o mês de junho, mas não está agendada oficialmente. Por enquanto, o importante é destacar que o Centro de Excelência é uma iniciativa que conta, também, com a parceria da Prefeitura de Sorocaba e do governo federal, devendo ser de suma importância para toda a Regiäo Metropolitana de Sorocaba, que passará a ter condições de se expandir de maneira bastante significativa em várias atividades profissionais. 
 
"É preciso acreditar não na especulação, mas na produção, na ciência e na tecnologia que busquem gerar empregos, aumentar a produtividade e ampliar a qualidade das relações de trabalho"
 
Naturalmente, nada vai acontecer sem muito trabalho, até porque o Brasil ainda está aquém de nações muito mais desenvolvidas no quesito relacionado à produçäo científica, mas o certo é que estarão sendo abertas as portas para que tudo de melhor passe a fazer parte da evolução brasileira. Falamos de uma tendência que há algum tempo já vem sendo colocada em destaque pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostra como a juventude está cada vez mais cedo em contato com a tecnologia. 
Basta atentar para o percentual de quase 60% dos adolescentes com até 14 anos de idade que acessam a internet no Brasil, ao contrário do que ocorria há mais de 10 anos, quando a porcentagem variava em torno de 25% e não existia a preocupação com o avanço acelerado da pandemia do novo Coronavírus. Através desses números é possível perceber que os jovens brasileiros säo de fato aqueles que levarão adiante o desenvolvimento do País no que diz respeito à alta tecnologia, daí a importância de tudo aquilo que o Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 vai representar para toda a regiäo, o Estado de Säo Paulo e o Brasil.  
Nem é preciso dizer como o contato com as novas tecnologias contribui de maneira marcante para a formação de uma geração mais integrada a tudo aquilo que ocorre na vanguarda mundial. Por tudo isso, é de fundamental importância que todos pensem e acreditem não na especulação, mas na produção, na ciência e na tecnologia que busquem gerar empregos, aumentar a produtividade e ampliar a qualidade das relações de trabalho. Da mesma forma, notadamente nesta fase em que a Covid-19 não para de causar espanto a todos, nunca é demais pensar e repensar a educação, a cultura e o próprio sentido da vida de todos os brasileiros. Que seja longa e produtiva a vida do Parque Tecnológico de Sorocaba e do 1º Centro de Tecnologia 4.0 do Brasil.                            
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar