Sábado, 19 de Junho de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Compromissos com a comunidade

Publicada em 27/05/2021 às 18:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Desde que o novo Coronavírus surgiu em março de 2020, o que se vem observando é que muitas empresas de todo o País, principalmente de Säo Paulo, passaram a doar bilhões de reais para combater os efeitos sociais e econômicos provocados pelo novo Coronavírus. Para muitos empresários, hoje em dia não basta ganhar eficiência e produtividade apenas dentro das empresas, tendo em vista que, dessa forma, deixando-se o barco fluir de acordo com as correntezas, não será possível ter uma sociedade justa e mais igualitária se os problemas sociais também não forem bem-encaminhados. É com esse pensamento evoluindo cada vez mais em busca de soluções adequadas que está aumentando a participação das empresas privadas em serviços públicos de interesse social.  
 
"Não se trata de atos de benemerência ou caridade por parte das empresas, mas, na verdade, de compromissos necessários que elas assumem perante a comunidade"
 
Atualmente, em Sorocaba, por exemplo, em meio a todos os problemas que precisam ser encarados de frente contra a pandemia, fica difícil dimensionar o incentivo que as empresas vêm dando à população mais pobre e, também, a uma série de outras atividades beneméritas que são desenvolvidas na cidade. 
Naturalmente, em meio a tantas boas iniciativas, essa prática não é nova, mas merece registro, além de ser ampliada. Pode-se dizer que não se trata de atos de benemerência ou caridade por parte das empresas, mas, na verdade, de  compromissos necessários que elas assumem perante a comunidade. Da mesma forma, as experiências que vão sendo colocadas em prática não devem ser vistas como expedientes momentâneos e emergenciais diante de uma crise sanitária que não deixa de atormentar toda a Nação, principalmente prejudicando as finanças de todo mundo, inclusive a dos poderes públicos. Ao contrário, devem se tornar efetivas, ou seja, uma participação cada vez mais ampla para fazer com que toda a população brasileira realmente tenha condições de viver melhor. Tudo que é feito deve se constituir em iniciativas permanentes, a confirmar que há um compromisso de responsabilidade social inerente à atividade privada. 
Em muitos casos, a colaboração das empresas pode até ser vista como medida compensatória às cidades. Sabe-se que a infraestrutura existente em todo e qualquer município, criada e mantida pelo poder público, como saúde, educação, sistema de segurança, assistência social e transporte público, é toda ela utilizada pela iniciativa privada. Esta paga por tudo isso com impostos e taxas, mas pode e deve assumir compromissos maiores, muitos deles relacionados com sua área de atuação e capacidade técnica.
Concluindo, a responsabilidade social é uma exigência dos tempos modernos. Não se trata apenas de marketing, precisando ser incorporada de maneira acentuada ao dia a dia de todas as empresas. É dessa forma que se constrói uma Nação muito melhor para seus habitantes.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar