Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< ’28 de Setembro’ perde seu carnavalesco para a Covid

Publicada em 13/05/2021 às 20:53
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Divulgação)

O Carnaval de Rua de Sorocaba perdeu para a Covid-19, nesta quinta-feira (13), uma de suas mais lendárias expressões das últimas décadas, o carnavalesco José Carlos dos Santos, mais conhecido popularmente como ‘Santão’ simplesmente, de sorriso fácil e paixão ardente pelo samba. Presidente de honra da tradicional Escola de Samba ‘28 de Setembro’, ‘Santão’, faleceu pela madrugada e foi sepultado no início da tarde no cemitério Memorial Parque. Estava internado há cerca de uma semana após receber diagnóstico de Covid-19; na sexta-feira (7), chegou a ser transferido para um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - por conta do diagnóstico, não houve velório.

Natural de Itapetininga, onde nasceu em 18 de abril de 1952, o carnavalesco trabalhou na segurança pública e foi diretor de área na Prefeitura de Sorocaba durante a primeira gestão do ex-prefeito Antônio Carlos Pannunzio. Aposentado como funcionário público, passou a dedicar-se integralmente à valorização da comunidade negra da cidade e a seu clube beneficente e recreativo, o ’28 de Setembro’. Foi três vezes presidente da Sociedade Cultural, Beneficente e Recreativa ‘28 de Setembro’ e, desde 2007, assumiu a Escola de Samba do Clube. Também foi um dos articuladores e dirigentes da Liga das Escolas de Samba de Sorocaba (Lisobes).

"Santão lutou para que voltassem os carnavais de rua na cidade e assumiu a nossa Escola de Samba. E sempre foi um líder da comunidade negra em Sorocaba", destacou o atual presidente do Clube ‘28’, Fábio Isidoro de Arruda. "Silêncio o sambista está dormindo. Ele foi, mas foi sorrindo. A notícia chegou quando anoiteceu. Escolas eu peço silêncio de um minuto. Santão vai em paz", apareceu grafado ontem na página do ’28 de Setembro’ no Facebook.

Também o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, apresentou na sessão desta quinta-feira (13) do Legislativo sorocabano “voto de profundo pesar pela morte do presidente de honra da Escola de Samba ‘28 de Setembro’”, ressaltando a importância de ‘Santão’ na valorização da comunidade negra da cidade: “Ele era muito querido e teve papel fundamental à frente da comunidade negra e do Carnaval de Sorocaba. Fará muita falta e deixará muitas saudades”, destacou Cláudio Sorocaba.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar