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<< Operação do Procon identifica falhas em agências bancárias

Publicada em 06/05/2021 às 19:13
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A Operação ‘Agências Bancárias’2021’, realizada pelo Procon de Sorocaba, identificou inconformidades em 18 agências na cidade, em ação que ocorreu de 9 a 30 de abril. Ao todo, 52 estabelecimentos do setor bancário, foram fiscalizados pelo órgão, vinculado à Secretaria Jurídica da Prefeitura, com o objetivo de apurar casos de demora no atendimento aos munícipes e outras questões. Entre as falhas encontradas pelos fiscais do órgão de defesa do consumidor, havia situações como tempo para iniciar atendimento acima do permitido (cinco agências); fila de consumidores aguardando atendimento fora da agência (15 agências) e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) disponível ao público para eventual consulta (duas agências). “Essas 18 agências apresentaram, pelo menos, uma inconformidade e todas aquelas, em que se identificou tempo para iniciar atendimento acima do permitido, serão autuadas”, destacou ontem a superintendente do Procon, Cristiane Bonito Rodrigues. As 15 agências onde havia fila de consumidores do lado de fora do estabelecimento também foram notificadas a prestar esclarecimento, além de apresentar planos de melhorias no atendimento.

A superintendente do Procon explicou que o tempo máximo tolerado de espera é de 15 minutos, em dias normais, e 30 minutos em vésperas ou pós-feriados prolongados, dias de pagamentos dos funcionários públicos e vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais. Durante a Operação, foram averiguados: o tempo para iniciar o atendimento após a emissão de senha e a quantidade de caixas eletrônicos, guichês de caixa e atendentes de mesa disponibilizados, bem como a verificação de clientes aguardando atendimento do lado de fora das agências.

PLANOS DE MELHORIAS - Para amenizar o desconforto e diminuir o tempo de espera dos consumidores que aguardam atendimento do lado de fora das agências, alguns planos de melhorias foram apresentados e implementados por muitas agências após a visita dos fiscais do Procon. O destaque fica por conta da instalação de tendas em frente às agências e a intensificação da triagem, para direcionar mais rapidamente e corretamente os consumidores para o serviço desejado.

Diferentes ações de melhorias foram adotadas, assim, após a Prefeitura realizar reunião com representantes de agências bancárias da cidade. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se comprometeu a adotar medidas complementares, as quais foram implantadas em parceria com o Governo Municipal, para buscar melhorias no atendimento aos clientes e evitar filas. “Apesar dessa união de esforços, ainda houve algumas inconformidades. Essa operação de fiscalização é um meio de garantir atendimento mais humanizado aos cidadãos que buscam presencialmente os bancos”, complementou a superintendente do Procon.

O consumidor que identificar ou suspeitar de alguma medida não conforme pode acionar o Procon, por meio do WhatsApp: (15)99198.2958.

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