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<< Sorocabanos avaliam positivamente fase inicial do Sistema BRT

Publicada em 04/05/2021 às 17:46
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O serviço de transporte coletivo ofertado pelo BRT Sorocaba é considerado ótimo ou bom para 72% dos passageiros que utilizam o sistema nesta sua fase inicial, como indica o resultado de pesquisa encomendada pela concessionária à Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com o Cittamobi. Por meio de enquete eletrônica, via aplicativo Cittamobi, plataforma que concentra a base de dados de passageiros de Sorocaba, 188 avaliações foram respondidas sobre a experiência em usar o BRT. Quando questionados sobre algumas características, entre as quais estão rapidez, conforto e segurança, os resultados positivos foram superiores a 80%. Para 84%, a rapidez nos deslocamentos é considerada ótima ou boa. Um exemplo que evidencia a agilidade da operação é a linha D200, que encurtou o tempo de viagem da Zona Norte para a Sul ou vice-versa. A viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim passou de 80 minutos para 55 - uma redução de 25 minutos de trajeto.

“Saber a visão do usuário nos faz avançar a cada dia e nos ajuda a sanar pontos de fragilidade, priorizando o que realmente irá suprir a demanda. Ter o feedback é fundamental para a melhoria contínua do Sistema. Tudo é feito para atender o público da maneira mais elevada e os resultados dessa pesquisa confirmam a qualidade do trabalho e a infraestrutura que estão sendo ofertados para a cidade”, comemora o diretor de Operações da BRT Sorocaba, Manoel Ferreira. 

 

CONFORTO E SEGURANÇA - Questionados sobre o conforto, 96% dos pesquisados avaliaram como ótimo ou bom. Hoje, pelo Sistema BRT os sorocabanos já têm acesso a 80 novos veículos, sendo 59 tipo padron com 12,5 metros e 21 superarticulados com 23 metros. Toda frota possui maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos.

Outro destaque analisado foi o fator ‘segurança’. Para 86% dos participantes, a segurança foi classificada como ótima ou boa também. Além das benfeitorias de estrutura, o passageiro tem a tranquilidade de realizar os deslocamentos em ambiente com sistema de monitoramento nos veículos, estações, vias e terminais que totalizam 1.100 câmeras o que representa mais de 1 milhão de metros quadrados de área assistida, oferecendo mais segurança para a população. Todos esses locais são controlados pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e espelhados na Urbes – Trânsito e Transporte.  

De acordo com Paulo Fraga, CEO do Cittamobi, ter a possibilidade de realizar essa pesquisa evidencia a força do aplicativo como ferramenta digital para comunicação mais rápida com o passageiro.

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