Quinta-Feira, 6 de Maio de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL A angústia do desemprego

Publicada em 28/04/2021 às 18:57
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Qualquer pesquisa de caráter organizacional de empresas certamente nunca deixará de revelar um quadro extremamente preocupante no que diz respeito ás consequências da falta de trabalho para a saúde das pessoas que há muito enfrentam o problema do desemprego. Nesta fase em que a pandemia do coronavírus só contribui para aumentar a agonia das pessoas que não conseguem uma oportunidade no mercado de trabalho, a gravidade da situação não para de se estender por todo o Brasil. Daí a razão de muita gente não ter nada a comemorar por ocasião da chegada do Dia do Trabalhador. Se todos os anos o cenário nunca deixa de ser assustador, com a expansão da covid-19 tudo vai se agravando cada vez mais. O trabalho é, sem dúvida nenhuma, um fator decisivo para o fortalecimento da personalidade individual. Ele não só assegura a renda necessária para as pessoas, mas, acima de tudo, garante a autoestima para que o dia a dia de cada cidadão possa ser melhor.

Não surpreende ninguém, portanto, que o desemprego representa uma verdadeira tragédia na vida daqueles que vivem tal situação, tendo em vista que, para muitos, ela se prolonga por tempo indeterminado. Por isso, há que se levar em conta que são grandes os impactos negativos sobre a saúde mental de grande parte dos brasileiros, contribuindo, inclusive, para aumentar todo tipo de agressividade. Os problemas são reais e não são poucos, exigindo respostas que de fato possam ser bem encaminhadas em busca de um futuro melhor que todos estão cansados de esperar.  As vagas com carteira assinada que têm aparecido no mercado de trabalho ainda são muito poucas diante do número de desempregados existentes no País.

"O desemprego representa uma verdadeira tragédia na vida daqueles que vivem tal situação, tendo em vista que, para muitos, ela se prolonga por tempo indeterminado" 

 Há que se levar em conta que a pandemia vem agravando o quadro, já que não foram poucos os que perderam seus empregos ou tiveram perdas substanciais na renda mensal, principalmente os que foram empurrados para a informalidade. Infelizmente, diante da marcha avassaladora do desemprego nos últimos anos, os problemas para milhões de brasileiros foram se multiplicando sem parar, fazendo aumentar a todo instante a asfixia e os pesadelos de tanta gente, além de tornar a desesperança cada vez mais acentuada na vida de cada pessoa.

 Mais do que nunca é preciso reverter essa letargia, deixando de aceitar passivamente que o País seja sufocado todos os dias não só pela falta de oxigênio, mas, também, pela falta de um trabalho que pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Todos os governantes, políticos e empresários de todas as atividades profissionais precisam atentar com urgência para tudo aquilo de pior que a falta de emprego representa para o Brasil e os brasileiros. Por tudo isso, todos precisam procurar fazer o melhor para que a pandemia seja vencida com a urgência que se faz necessária, já que a situação atual não traz realização pessoal para ninguém.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar