Terça-Feira, 11 de Maio de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Datas históricas nem sempre bem contadas

Publicada em 20/04/2021 às 16:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Apesar da data de hoje ser de grande relevância no que diz respeito ao calendário da sensibilidade humana dos brasileiros, ela também não deixa de ser questionada por muitos historiadores, já que para eles o mártir e herói nacional Joaquim José da Silva Xavier pode não ter passado simplesmente de uma lenda criada em 1789 para proteger grandes figuras da história brasileira que lutavam contra a opressão portuguesa existente na época. Segundo consta, o patrono cívico do Brasil, sem ao menos notar, teria sido executado acobertando as elites de Minas Gerais que lideravam a eclosão da Inconfidência Mineira. Se boa parte delas também tivesse sido condenada á forca com Tiradentes, a Coroa Portuguesa sabia que tal sentença poderia favorecer o início de uma guerra civil, atrasando a tomada de riquezas do Brasil, além do fato de que as tropas invasoras seriam obrigadas a bancar mais gastos, o que não era favorável naquela ocasião.                        

Recorda-se que a revolta mineira foi fomentada pela extorsão do imposto colonial, principalmente pela retenção de quase 30% do ouro em pó. Esse fato detonou o movimento que terminou com a execução de Tiradentes. Pode-se dizer que ainda hoje é possível constatar que a mesma história vem se desdobrando ao longo dos anos, haja vista que o povo brasileiro é que nunca consegue aproveitar como se deve o potencial de toda a riqueza nacional.

"Claro que já existem feriados demais no País, mas o "esquecimento" de uma data como essa deveria ser muito bem esclarecido a toda sociedade deste Brasil continental"  

Por outro lado, quando se fala da história brasileira, é preciso lembrar com todas as letras que o dia 22 de abril é a data oficial do Descobrimento do Brasil, quando as caravelas de Pedro Álvares Cabral chegaram "sem querer" a terra prometida em 1.500, apesar da existência dos índios que ocupavam o País e cuja data foi comemorada na última segunda-feira, dia 19. Atualmente, não são poucos aqueles que querem vê-los cada vez mais longe do seu habitat natural.                  

O interessante é que, 1.521 anos depois, a data do Descobrimento nunca foi oficializada como feriado nacional. Levando-se em conta que o dia de fundação de cada uma das 5.568 cidades brasileiras sempre é comemorado com feriado municipal, como ocorre no dia 15 de agosto com Sorocaba, não se justifica que o dia 22 de abril também não seja homenageado com um feriado nacional. Claro que isso nem seria necessário, já que o Brasil sempre existiu e não foi descoberto por ninguém, a não ser pelos índios. Sabe-se que já existem feriados demais no País, mas o "esquecimento" de uma data como essa deveria ser muito bem esclarecido a toda população brasileira que, com pandemia ou sem ela, garante a grandeza deste Brasil continental.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar