Quinta-Feira, 6 de Maio de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Por um Brasil mais promissor

Publicada em 17/02/2021 às 19:44
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Depois de encerrado o auxílio emergencial de R$ 600 proporcionado pelo governo para fazer frente aos problemas financeiros de tanta gente causados pelo novo Coronavírus ao longo do ano passado, sempre säo oportunos os debates que enfocam a necessidade que o Brasil tem de fortalecer os programas sociais para milhões de brasileiros. Há que se enfatizar, no entanto, que a grande causa a ser colocada na ordem do dia é a falta de emprego reinante no Brasil, o que não permite à maioria da população brasileira ter condições de levar uma vida melhor. Se quem trabalha já enfrenta problemas sem fim, como é que cerca de 14 milhões de pessoas sem emprego ou tantas outras subempregadas, entre elas um número colossal de jovens, pode ter uma vida normal diante de todas as despesas que a modernidade exige cada vez mais das pessoas?. Há que se levar em conta que há muitos anos que o Brasil vive uma situação de baixo desenvolvimento econômico e quase nenhum aumento de renda. 
 
"Os programas sociais sempre são importantes para aliviar os problemas que tanta gente enfrenta, mas o que resolve mesmo é a garantia de emprego para todo mundo"
 
O fato é que, com toda a carga pesada que a Covid-19 representa para todos, o País nunca esteve numa condição tão dramática em matéria de desemprego e de baixos salários de sua gente. Basta verificar como a violência e a criminalidade nunca deixaram de evoluir de maneira terrível nos últimos anos, refletindo muito claramente o modo como as coisas vão de mal a pior. Há que se destacar que tudo isso foi sendo construído na medida em que sucessivas administrações não tiveram competência de praticar políticas públicas que pudessem manter a prioridade do crescimento, que sempre deve ser vista como essencial para qualquer economia emergente. Outra causa de tudo foi a corrupção deslavada que tomou conta do País nos últimos 20 anos, quando foram desviados bilhões e bilhões de reais dos cofres públicos, o que não deixa de ser uma vergonha para qualquer país minimamente civilizado. Tudo isso só rebaixa cada vez mais o Brasil perante o mundo todo. 
Na realidade, o que falta é o governo, a classe política e todas as instituições públicas levarem muito mais a sério a falta que os empregos formais fazem para toda a Nação. Essa deve ser vista como a única alternativa viável para o Brasil dar a volta por cima e se firmar como uma grande Nação. Aqueles que há tanto tempo não conseguem um emprego com carteira assinada, notadamente a juventude, precisam com urgência de uma oportunidade no mercado de trabalho, já que isso tem tudo a ver com a dignidade do ser humano.
Por tudo isso é que os empreendimentos precisam ser revitalizados no Brasil. Sem a geração de empregos será muito difícil para o País sair do lugar comum em que se encontra. Os programas sociais sempre säo importantes para aliviar os problemas que tanta gente enfrenta, mas o que resolve mesmo é a garantia de emprego para todo mundo. Só assim é que se pode esperar que 2021 seja um pouco mais promissor para os brasileiros em geral.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar