Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< CULTURA Como obter indulgências no ‘Ano de São José’

Publicada em 10/12/2020 às 21:14
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A carta apostólica ‘Patris corde’ é acompanhada da publicação do decreto da Penitenciaria Apostólica, que anuncia o ‘Ano de São José’ convocado pelo papa Francisco e a relativa concessão do “dom de Indulgências especiais”. E foi a partir deste desejo do Pontífice que a Penitenciaria Apostólica indicou as normas de como se obter Indulgência Plenária até 8 de dezembro de 2021 dentro das condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Papa.

No decreto emanado da Penitenciaria Apostólica, o cardeal Mauro Piacenza utilizou uma imagem bonita para falar da figura do ‘guardião de Jesus’: “São José, um ‘tesouro’ que a Igreja continua descobrindo”. Assim, quem meditar por, pelo menos, 30 minutos a oração do Pai-Nosso ou participar de um retiro espiritual, mesmo por um dia, que inclui meditação sobre São José, poderá se beneficiar deste dom especial. A Indulgência pode ser obtida também realizando “uma obra de misericórdia corporal ou espiritual”, seguindo o exemplo de São José, “depositário

do mistério de Deus”, rezando o Terço em família ou, como São José é o ‘artesão de Nazaré’, quem recorrer a ele com confiança para pedir um trabalho digno para si e para todos, estendida a quem “confiar seu trabalho cotidianamente à proteção de São José”.

O decreto da Penitenciaria Apostólica ainda prevê Indulgência “aos fiéis que rezarem a ladainha a São José (para a tradição latina) ou o Akathistos a São José, por inteiro ou, pelo menos, em parte (para a tradição bizantina), ou alguma outra oração a São José, própria das outras tradições litúrgicas”. Indulgência aos que rezarem a ladainha a São José nas intenções da Igreja perseguida ad intra e ad extra e pelo alívio de todos os cristãos que sofrem toda forma de perseguição.

PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS - A Penitenciaria Apostólica dedica especial atenção, por outro lado, a quem sofre nesta emergência de coronavírus, ressaltando que “o dom da Indulgência Plenária é particularmente estendido aos idosos, doentes, agonizantes e a todos aqueles que por motivos legítimos não podem sair de casa”. Quem rezar “um ato de piedade em honra de São José, oferecendo com confiança a Deus as dores e dificuldades de suas vidas”, poderá receber este dom “com um espírito distante de qualquer pecado e com a intenção de cumprir, o mais rápido possível, as três condições habituais, em sua própria casa ou em onde o impedimento os detém”.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar