Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< CULTURA Papa criará 13 novos cardeais sábado

Publicada em 25/11/2020 às 22:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Neste sábado (28), o papa Francisco presidirá no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, no Vaticano, no centro histórico da cidade de Roma, um Consistório Ordinário Público, no qual serão criados treze novos cardeais para a Igreja. Este será, aliás, o primeiro consistório desde o início da pandemia de Covid-19. Por conta disso, a cerimônia terá algumas alterações. Uma delas é o cancelamento da ‘saudação de cortesia’, posterior ao Consistório, na qual os fiéis podiam cumprimentar pessoalmente os novos purpurados.

Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o papa Francisco realizará a cerimônia do consistório ‘como de costume’, isto é, com a imposição do barrete, a entrega do anel e da bula com o título ou diaconia, sendo omitido apenas o ‘abraço da paz’ entre os cardeais. O público presente na cerimônia também será limitado. Apenas os que acompanham os cardeais recém-criados poderão comparecer. A Santa Sé calcula um público composto por cerca de 100 pessoas, além de membros do Colégio Cardinalício.

O Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, dirigirá uma saudação ao Papa em nome dos novos cardeais logo no início da celebração. Ao longo do rito da criação, o Pontífice ficará em frente ao altar da Cátedra e os novos cardeais se aproximarão do Papa para os ritos de imposição do barrete, a entrega do anel e da bula com o Título.

Dos treze novos cardeais, nove deles são eleitores em um eventual futuro conclave para escolha do sucessor de Francisco. Desta feita, não há nenhum brasileiro.

COLÉGIO CARDINALÍCIO - Após a realização deste consistório, o Colégio Cardinalício será composto por 230 cardeais, dos quais 128 serão eleitores em um futuro conclave, e 102 têm mais de 80 anos.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar