Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< REGIÃO Tatuí investe na despoluição de seu rio

Publicada em 04/10/2016 às 07:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
As iniciativas realizadas pela Sabesp (Companhia Estadual de Saneamento Básico) nos últimos anos já tem resultado em melhorias das águas dos ribeirões e rio que cortam a cidade de Tatuí. Atualmente, o Município tem 100% dos imóveis abastecidos, 100% dos esgotos coletados e destes, 84,6% tratados. Agora, a estatal tem executado obras que buscam universalizar o saneamento.
 
Na sede do Município, a Sabesp realiza obras do sistema de esgotamento sanitário, compreendendo a implantação de 12.260,65 metros de redes de esgotos, linha de recalque e coletores tronco Ponte Preta, Caaguaçu e Bassi, além da construção de unidade de bombeamento. Com mais de 60% das obras executadas, o coletor Ponte Preta atenderá diretamente a Vila Esperança e deverá ser concluído após as desapropriações de áreas. Já para o término do coletor Bassi, resta somente a execução da travessia sob via férrea da ALL (América Latina Logística), em processo de aprovação junto à concessionária. 
 
Com previsão de término para o segundo semestre de 2017, esse empreendimento possibilitará, assim, um significativo avanço nas condições ambientais do município de Tatuí, por meio da despoluição dos ribeirões Caaguaçu e Ponte Preta, assim como do rio que corta a cidade, além de indiretamente o rio Sorocaba – afluente do rio Tietê.
 
Numa primeira etapa, o projeto incluiu ainda a execução de 2.116,80 metros de redes de esgotos, entre emissários e linha de recalque, além da instalação de uma unidade de bombeamento, para atendimento a cerca de 35 mil habitantes do Bairro Santa Rita. Essa obra foi concluída em novembro de 2013 e já possibilitou melhoria significativa na qualidade da água do córrego Lavapés, que teve promovida a qualidade de sua água de nível 4 para 3, de acordo com os termos da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiental). "São investimentos como esse, realizados pela Sabesp, que cumprem o compromisso do Governo do Estado de universalizar os serviços de saneamento e proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Tatuí, ao ser contemplado com esse benefício, estará entre o grupo de municípios brasileiros que, operado por empresas estaduais de saneamento, assegura o progresso e desenvolvimento de toda sua gente", destaca o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tápia. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar