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<< EDUCAÇÃO Formação continuada aborda temas de avaliação e exclusão

Publicada em 31/08/2016 às 07:17
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“Avaliação, exclusão e caminhos da melhoria na escola” foi o tema abordado no primeiro encontro do curso “Indagações sobre o currículo”, que faz parte do Catálogo de Cursos de Livre Escolha, oferecido gratuitamente pela Prefeitura aos profissionais da rede municipal de ensino. O encontro deu-se na tarde desta terça-feira (30), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, no Alto da Boa Vista. A ação desenvolvida pela Secretaria da Educação, por meio do programa Escola da Escola, faz parte da formação continuada. Neste segundo semestre, serão atendidos 2.746 profissionais da Educação. O curso propõe o diálogo no cotidiano escolar, no sentido de enriquecer o debate sobre avaliação e sobre o currículo escolar e seus desdobramentos nas políticas públicas e nas práticas educativas.
 
Para o palestrante, o professor e doutor Luiz Carlos de Freitas, a temática da avaliação está sempre “colada” com a exclusão. Portanto a questão da avaliação, que é uma das categorias do processo pedagógico, acaba dividindo e até influenciando de uma maneira bastante dura as demais categorias do processo educativo. “A maioria das pessoas acham que a avaliação produz a exclusão, no entanto a exclusão é um fenômeno social e a avaliação mal-conduzida faz ampliar esse processo”, ressaltou. Durante o encontro, o palestrante frisou ainda que a escola tem seus limites e um papel importante neste processo. O palestrante destacou a importância da formação, como principal proposta o currículo escolar. “A gente precisa compreender bem para desenvolver as ações com competência e trabalho efetivo”, explica.
 
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