Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDUCAÇÃO Rede Municipal retorna às aulas nesta quarta-feira

Publicada em 27/07/2016 às 06:46
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Os mais de 43 mil alunos da Pré-escola, Fundamental I e II e Nível Médio da rede municipal de ensino retornam às aulas nesta quarta-feira (27). Já nesta terça-feira (26), as unidades escolares finalizaram as reuniões de planejamento com os educadores, voltadas a práticas que serão adotadas neste segundo semestre. 
 
De acordo com a Secretaria da Educação, nesta segunda e terça-feiras, as equipes de todas as unidades escolares, incluindo as das creches, preparam-se para as atividades que estão por vir. Essas reuniões de planejamento fizeram parte do processo de organização pedagógica, conforme consta no calendário anual das unidades escolares. Os encontros são voltados tanto aos educadores quanto à equipe administrativa das escolas. 
 
Para o diretor da Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, Antônio Avelino Minhano Alves, o encontro com os professores tem o objetivo de rever todas as atividades programadas para o segundo semestre, de acordo com os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos. “Também aproveitamos o momento para preparar o acolhimento dos estudantes nesta quarta-feira”, explica. 
 
Essa unidade do Jardim Santo Amaro conta com cerca de 800 alunos, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. São 32 professores que atuam no ensino regular, fora outros 12 novos, que se apresentam no dia 10 de agosto para atuar no Ensino de Tempo Integral, uma vez que as atividades com os alunos dessa modalidade terão início no dia 11 de agosto.
 
MANUTENÇÃO - Ainda de acordo com pasta, durante o período de recesso escolar, de 11 a 22 de julho, foram intensificados os serviços de manutenção nas escolas por meio do Programa Escola Bonita. Por exemplo, na escola “Duljara Fernandes de Oliveira”, a sala de Recursos Multifuncionais recebeu nova pintura. Já o Centro de Educação Infantil “Eglantina Rocco Perli” (CEI-10), no Bairro de Aparecidinha, ganhou um novo “escovódromo”.
 
ESQUEMA - A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Programa Patrulha Escolar Comunitária, prepara um esquema de segurança para esta quarta-feira, com o objetivo de garantir a tranquilidade na volta às aulas para os mais de 43 mil alunos matriculados nos 145 estabelecimentos da rede municipal de ensino.
 
Ao todo, 39 guardas em viaturas e motocicletas estão destacados para a ação. Pela manhã, serão 12 equipes de patrulha e outras sete à tarde e à noite. Inclusive, os GCMs terão a função de auxiliar os alunos na travessia de vias em pontos próximos das escolas, bem como inibir a criminalidade e o tráfico de drogas, entre outras atribuições.
 
O objetivo do Programa Patrulha Escolar Comunitária é a criação de uma “Guarda Cidadã”, com a filosofia de trabalho de polícia de aproximação, que consiste em promover a interação do agente de segurança com a comunidade, divulga a GCM.
 
Para isso, a Guarda conta com o apoio e colaboração dos moradores, no sentido de dar informações e fazer denúncias sobre tráfico de drogas ou qualquer outra atitude suspeita, que possa colocar o patrimônio público e a segurança da população em risco.
 
Aliada à atividade diária da Patrulha Escolar, a GCM ainda desenvolve ações socioeducativas como palestras, teatro infantil e de fantoches, e conta com o apoio de “Cão Terapeuta” Mayke e dos Palhacinhos da Alegria”, grupo formado por guardas-civis voluntários.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar