Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SAÚDE Refrigerante é sexto alimento mais consumido por adolescentes

Publicada em 08/07/2016 às 06:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
O refrigerante ocupa o sexto lugar na lista dos 20 alimentos mais consumidos por adolescentes brasileiros, liderando hortaliças e fritas. Os dados fazem parte do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
 
A pesquisa, de âmbito nacional de base escolar, tem o objetivo de estimar a prevalência do diabetes, da obesidade, de fatores de risco cardiovascular e marcadores de resistência à insulina e inflamatórios entre adolescentes. Foram avaliadas 71.791 informações passadas por jovens de 1.247 escolas e 124 municípios. 
 
Os dados mostram que a dieta dos adolescentes brasileiros é caracterizada pelo consumo de alimentos tradicionais, como arroz (82%) e feijão (68%), que ocupam o topo do ranking, e também pela ingestão elevada de bebidas açucaradas (56%) e alimentos ultraprocessados, como refrigerantes (45%), salgados fritos e assados (21,8%) e biscoitos.
 
Esse padrão de alimentação, de acordo com o ministério, está associado à elevada inadequação da ingestão de cálcio, vitaminas A e E e também ao consumo excessivo de ácidos graxos saturados, açúcar livre e sódio. Os números indicam, por exemplo, que mais de 80% dos adolescentes consomem sódio acima dos limites máximos recomendados. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar