Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< REGIÃO Votorantim inaugura hoje sua Residência Terapêutica

Publicada em 01/07/2016 às 06:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
A Prefeitura de Votorantim, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, programou para esta sexta-feira (1º) a inauguração de sua Residência Terapêutica, ligada ao CAPS-I, além da ampliação do centro cirúrgico do setor de Zoonoses. As solenidades estão marcadas para o período da tarde.
 
Às 15 horas, será inaugurada a Residência Terapêutica, que vai funcionar na rua Leônidas de Góes Vieira, 38, no Jardim Paraíso. O local será destinado aos pacientes votorantinenses que hoje estão internados nos hospitais psiquiátricos da região. Nele, serão abrigados como moradores, porém, somente pessoas do sexo masculino. Nove virão do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz (Sorocaba) e mais um do Vale das Hortências (Piedade).
 
O atendimento, que começa na próxima segunda-feira (4), será pelo sistema de gestão. A administração ficará a cargo do Naep (Núcleo de Atenção Especializada Psicossocial), organização social de Votorantim. A Residência Terapêutica contará com quatro cuidadores e um técnico em Enfermagem. A secretária municipal de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, explicou que a inauguração é mais uma etapa cumprida da adesão do Município à RAP (Rede de Atenção Psicossocial). O programa prevê a desativação dos hospitais psiquiátricos e visa oferecer uma alternativa de tratamento mais humana e que proporcione aos pacientes maior proximidade com a família e com a sociedade.
 
Ainda segundo ela, os abrigados em residências terapêuticas passam por um processo de socialização e de integração social que os levam à reconquista da cidadania. “Dos 48 municípios que compõem a nossa região, apenas Votorantim já está concluindo a adesão à RAP”, acrescentou ontem ao DIÁRIO.
 
CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Por outro lado, para atender crianças e adolescentes de ambos os sexos e que possuem distúrbios mentais, o CAPS-I (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) vai funcionar, também a partir de segunda-feira (4), na rua 7 de Setembro, 340,  no Parque Bela Vista. A inauguração será às 16 horas desta sexta-feira também. 
 
O local contará com médico psiquiatra, enfermeiro, assistente social e psicólogo. Para esta faixa etária, os atendimentos já eram feitos no Ambulatório de Saúde Mental e, a partir de segunda-feira, passam para o CAPS-I, segundo a Secretaria da Saúde da Prefeitura.
 
ZOONOSES - Ainda nesta sexta-feira, às 14 horas, será entregue igualmente pela Prefeitura de Votorantim a ampliação e a modernização do centro cirúrgico do Setor de Zoonoses do Município. O local passará a contar com duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação e uma sala de observação dos animais. As benfeitorias, segundo a secretária Izilda Chiozzoto, são reivindicações antigas da equipe que trabalha no local.
 
 O Centro de Controle de Zoonoses atende na avenida Santo Antônio, no bairro da Barra Funda.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar