Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< ESPORTE Sorocaba recebe exposição itinerante do Museu do Futebol Expectativa é de recorde de visitantes no Shopping Iguatemi Esplanada para a mostra, que já conseguiu superar a capacidade do Estádio do Pacaembu em número de espectadores

Publicada em 04/06/2016 às 23:13
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
A exposição itinerante Museu do Futebol Na Área, que traz na bagagem destaques do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, localizado no interior do Estádio “Paulo Machado de Carvalho”, o Pacaembu, em São Paulo, chega a Sorocaba nesta semana. A mostra será inaugurada nesta segunda-feira (6) para convidados e imprensa, das 17h30 às 20h30; a abertura para o público está marcada para o dia seguinte, terça-feira (7), a partir das 10 horas, com entrada gratuita, no Shopping Iguatemi Esplanada, nos altos do Campolim. "Expandir a atuação e o acesso do público aos acervos e atividades é um dos desafios para os museus contemporâneos. É também uma diretriz colocada pelo governador Geraldo Alckmin para as instituições da Secretaria da Cultura do Estado. A itinerância do Museu do Futebol cumpre esse objetivo ao possibilitar que um número maior de paulistas conheça o seu trabalho", afirma o secretário da Cultura do Estado, Marcelo Mattos Araujo.
 
Em cartaz até o dia 10 de julho, ficará no Espaço de Eventos, situado na Ala Sul - Piso Terraço do Shopping Iguatemi Esplanada. “Será mais uma nova e surpreendente experiência. Desta vez, o Museu do Futebol Na Área estará dentro de um shopping que recebe cerca de 25 mil pessoas diariamente. Com certeza, mais um sucesso de visitação”, destaca o arquiteto Fernando Arouca, sócio da Arquiprom, proponente e produtora do projeto.
 
MAIS DE UM SÉCULO DE FUTEBOL - A mostra itinerante do Museu do Futebol reproduz parte da exposição principal que está no Estádio do Pacaembu, apresentando a cultura e história do esporte por meio de instalações multimídia e interatividade. “Acrescentamos em cada cidade histórias e curiosidades exclusivas dos times da região em fotos, textos e objetos de colecionadores”, revela Daniela Alfonsi, diretora de Conteúdo do Museu do Futebol.
 
Em Sorocaba, destacam-se as fotos épicas de 1900 do Sport Club Savoia, time formado pelos funcionários italianos da fábrica de tecidos no então distrito de Votorantim, e do Esporte Clube Sorocabano (1902). Entre as curiosidades, a importância dos campeonatos amadores da cidade e uma das primeiras torcidas organizadas e uniformizadas da cidade, a Tira-Prosa, do Esporte Clube São Bento, fundada pelas irmãs Ramalho em 1975. Em uma outra vitrine, recordações especiais dos dois atuais clubes oficiais da cidade: uma camisa de 2013 do Esporte Clube São Bento – ano de acesso à série A-1 –, autografada pelos jogadores Gatãozinho, Bruno Ligeiro, Antônio Ribeiro e Anselmo Filho; e representando o Clube Atlético de Sorocaba, de 1997. Os objetos compõem a coleção de Luís Fernando Vilas Boas.
 
TRAJETÓRIA - Antes de Sorocaba, a exposição itinerante que percorre o Estado esteve em Santos, Piracicaba e Taubaté, reunindo 55 mil visitantes - número maior do que a capacidade máxima do Estádio do Pacaembu (40.199 pessoas). 
 
A exposição reproduz seis espaços do Museu do Futebol. Para trazer o clima das instalações do Museu no Pacaembu, foram convidados alguns dos profissionais responsáveis pela elaboração do projeto original, como Daniela Thomas e Felipe Tassara, criadores do conceito expográfico da mostra itinerante, e o designer Jair de Souza, que assina a direção de arte e de dois novos vídeos produzidos especialmente para o novo projeto. O primeiro deles, logo na entrada, é um tour pelo Estádio do Pacaembu e algumas das salas do Museu, um convite à experiência de unir, por meio do futebol, história, emoção e diversão.
 
Em seguida, na Sala das Origens, apresenta-se a trajetória da chegada do futebol no Brasil, com Charles Miller, no final do século XIX, até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços a partir dos anos 20. Mais de cem fotografias e um vídeo mostram também os primeiros clubes, estádios, torcidas e jogadores. Nesta área, estarão 14 imagens históricas do futebol da região.  
 
Em seguida, o visitante encontrará, num ambiente colorido e divertido, a Sala dos Números e Curiosidades, com recordes, regras do jogo, frases famosas, vídeos e vitrines com objetos, um pebolim e um campo de futebol virtual para todos brincarem.
Na sequência, o público se emocionará com a instalação Versus, exclusividade da mostra, criada pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores. São 120 minutos da intensidade e vibração das torcidas de Palmeiras e Corinthians, captadas durante a semifinal do Paulistão´2015 - que terminou com vitória do Alviverde nos pênaltis em pleno Itaquerão.
 
No módulo Gols, relembrar-se-á gols importantes da história do futebol recontados por 27 jornalistas esportivos, como Luciano do Valle, Armando Nogueira e Galvão Bueno. Na Sala do Rádio, locuções clássicas dos anos 1930 aos anos 2000, como as de Fiori Giglioti, Ary Barroso e Osmar Santos, trazem a emoção de traduzir o jogo pelas ondas do rádio. O conteúdo estará disponível em multimídias touch screen. Já a história das Copas do Mundo, desde a criação até o famoso 7 a 1 de 2014 da Alemanha contra o Brasil, estará retratada com fotos e um vídeo especialmente editado para a mostra, com roteiro do jornalista Marcelo Duarte e direção de Jair de Souza.
 
Completa a experiência o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu responsável pela pesquisa e documentação do acervo. Em cada cidade há uma biblioteca com cerca de duzentos títulos de livros para pesquisa sobre os clubes locais, os times paulistas e biografias de jogadores, entre outros. Computadores para acesso ao banco de dados do Museu do Futebol ficam à disposição dos interessados em compartilhar com o Museu suas histórias e acervos sobre futebol.
 
Todo o material produzido durante o período integrará o acervo de referências do CRFB e ficará disponível em um site criado para o projeto:  naarea.museudofutebol.org.br .
 
 
SERVIÇO - As escolas da região poderão agendar visitas educativas, com direito a material pedagógico exclusivo para professores e alunos. O agendamento é pelo e-mail museunaarea@gmail.com .
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar