Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDUCAÇÃO Unesp tem trabalho premiado em evento internacional

Publicada em 26/05/2016 às 06:10
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
A aluna de doutorado do curso de Ciências Ambientais do Câmpus de Sorocaba da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Cláudia Hitomi Watanabe, foi premiada pela 18º Conferência da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas pelo trabalho apresentado sobre Avaliação ecotoxicológica de arsênio e cobalto em frações de substâncias húmicas aquáticas de diferentes tamanhos moleculares. Cláudia irá receber o prêmio na cidade de Kanazawa, no Japão, no mês de setembro.   
 
A premiação do trabalho foi feita por um Comitê Internacional da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas, com base em sua característica inovadora e de relevância para a área de conhecimento. O valor do prêmio será de aproximadamente R$ 10.000,00 para custear as despesas de viagem e acomodação. Cláudia ainda fará uma apresentação oral do trabalho e receberá menção honrosa durante as atividades do evento.
 
O trabalho visou entender o mecanismo de interação entre os íons As (arsênio) e Co (cobalto) com matéria orgânica presente nos rios (moléculas orgânicas presentes em águas naturais), verificando a estabilidade das ligações e a resposta biológica dessas interações por meio de ensaios de toxicidade com organismos representativos deste ambiente. Os resultados permitem uma previsão dos fenômenos naturais que ocorrem em sistemas aquáticos e, consequentemente, avaliação da especiação e toxicidade de metais tóxicos para a biota, possibilitando inferências para o manejo adequado dos recursos hídricos.
 
De forma prática, a pesquisa irá auxiliar na compreensão das interações que ocorrem entre substâncias inseridas nos ambientes aquáticos, seja naturalmente ou por ação do ser humano, e a resposta toxicológica dessas interações para os seres que vivem nesse ambiente.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar