Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< REGIÃO Votorantim antecipa Operação Mata-Fogo

Publicada em 24/05/2016 às 06:10
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
A Operação Mata Fogo´2016, promovida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foi lançada na quarta-feira (18), na sede do Corpo de Bombeiros local, parceiro da atividade. De acordo com o prefeito Erinaldo Alves da Silva, todos os anos, nesta época, a Operação é colocada em prática por conta dos inúmeros focos de incêndios em decorrência do período de estiagem. “Como medida preventiva, estamos antecipando o início da atividade para impedir que uma pequena queimada tome maiores proporções e ofereça riscos à população”, afirma Erinaldo.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Nacaratti, informou que os brigadistas são treinados pelos bombeiros e que a Operação Mata Fogo foi criada com o propósito de auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas no período de estiagem. A fumaça e os resíduos agravam os problemas respiratórios em quem tem essas doenças, principalmente crianças e idosos, além de causar impacto na fauna e na flora. 
 
O comandante interino do 15º Grupamento de Bombeiros/Sorocaba, major PM Miguel Ângelo de Campos, afirmou na oportunidade, por sua vez, que a parceria da corporação com a Prefeitura de Votorantim é referência para outros municípios. “Os brigadistas são acionados pelo193 e recebem o suporte necessário”, explicou. “No caso de incêndio de maiores proporções, os bombeiros são chamados e atuam muitas vezes em conjunto com o pessoal da Operação”. 
 
A Operação conta com uma caminhonete Hilux, 4x4 turbo, adquirida com recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), pelo fato de Votorantim ser certificado com o selo de `Município Verde Azul´, além do kit de combate às queimadas composto por um tanque de 700 litros de água, motobomba, mangueira, abafadores, bombas costais, enxadas, facões, cantis de água, lanternas, capacetes, óculos, máscaras e luvas de proteção.O encerramento da Operação Mata Fogo está previsto para 30 de setembro. Em 2015, a Operação atuou em 77 ocorrências.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar