Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDUCAÇÃO Ciesp promove Seminário de Gestão das Obrigações Ambientais

Publicada em 24/05/2016 às 06:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
A Gestão Ambiental pode ser compreendida como o conjunto de ações voltadas à gestão de todos os aspectos inerentes à temática ambiental de uma organização, visando a melhoria contínua da qualidade ambiental de seus processos, produtos e serviços. Um bom gerenciamento ambiental, além de diminuir riscos, traz ainda oportunidades de redução de custos, devido ao melhor aproveitamento de recursos, eliminando desperdícios e fortalecendo a competitividade das empresas.
 
É com base nessa primicia que a Diretoria Regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, realiza nesta terça-feira (24), em sua sede da entidade, à avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, o Seminário Gestão das Obrigações Ambientais - ISO 14.001 e Monitore – Sistema de Gerenciamento de Obrigações Ambientais. O evento terá início às 8h30, com credenciamento e café de boas vindas, e em seguida haverá a apresentação da engenheira Priscila Freire Rocha acerca da ISO 14001 e o Sistema de Gerenciamento de Obrigações Ambientais Monitore. Priscila, que é formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e atuou como Especialista Ambiental Corporativa na 3M do Brasil, explica que a ISO 14001 é uma norma internacional da série de normas ISO 14000, que especifica requisitos para implementação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. “Com a publicação da versão 2015, as organizações que possuem a certificação ISO 14001 deverão se planejar para a transição da nova norma em até três anos”, destaca.
 
Na sequência, será apresentado o Sistema Monitore, criado pela Fiesp/Ciesp para fazer o gerenciamento das obrigações ambientais. “Trata-se de uma plataforma digital que permite o controle das inúmeras demandas legais aplicáveis às indústrias. Essa ferramenta surgiu em função do expressivo número de obrigações ambientais aplicáveis ao setor, pela diversidade de órgãos que as regulam, bem como as datas de vencimento não coincidentes. Todos estes fatores somados dificultam o gerenciamento no dia a dia das empresas”, explica Priscila.
 
 Para a diretora adjunta estadual e coordenadora do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp Sorocaba, Márcia Serra, o Seminário é uma oportunidade de ampliar o conhecimento da legislação aplicável e ferramentas de gestão desenvolvidas. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar