Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDUCAÇÃO Câmpus da UFSCar sedia Semana da Matemática

Publicada em 03/05/2016 às 07:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Nesta semana, até sexta-feira (6), acontece no CÂmpus Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) a II Semana da Matemática, com palestras e oficinas sobre modelagem matemática, escrita científica, pesquisa experimental, matemática e finanças e educação matemática, entre outros temas relevantes para estudantes e pesquisadores da área. 
 
A programação contará com a presença de pesquisadores convidados e com a participação de docentes de diversos departamentos acadêmicos do Câmpus Sorocaba da UFSCar. O professor Geraldo Edmundo, do Departamento de Economia, por exemplo, vai ministrar uma palestra sobre a importância da Modelagem Matemática; o professor James Alves de Souza, do Departamento de Física, Química e Matemática, vai falar sobre Escrita Científica; o professor Douglas José Alem, do Departamento de Engenharia de Produção, abordará assuntos relacionados à Pesquisa Operacional; e o professor Wladimir Seixas tratará sobre Teorias, Modelos e Aplicações da Geometria.
 
As atividades são abertas a todos os interessados
 
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, data que homenageia Malba Tahan, notório matemático, escritor e educador brasileiro. Nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan) começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se, posteriormente, em Engenharia Civil, mas nunca exerceu essa profissão. 
 
Muito apaixonado pela Matemática e pela escrita, Júlio, que gostava de contar histórias, começou a envolver a disciplina em seus enredos. Ao longo de seus 79 anos, Malba Tahan publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente, divertida e empolgante. Seu livro mais famoso, “O homem que calculava”, tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar