Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍTICA Cartório Eleitoral tem grande movimento neste fim de semana O prazo final para cadastramento da biometria termina na próxima quarta-feira

Publicada em 24/04/2016 às 08:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Miguel Pessoa)
Cerca de 100 eleitores lotaram o Cartório Eleitoral de Sorocaba, instalado no prédio do antigo Fórum, no Jardim Paulistano, na manhã deste sábado (23). O motivo para tantas pessoas procurarem o local, até no fim de semana, é por conta do prazo final do cadastramento da biometria, que termina na próxima quarta-feira (4).
 
Esperando há meia hora, o ajudante-geral, Genival dos Santos, disse que a demora para o atendimento era explicável. “Hoje, vim cadastrar a biometria, não sei ainda como é o esquema, mas me pediram para pegar uma senha. Tem muita gente aqui, por isso acho que não está demorando tanto.”
 
Já para a doméstica Célia Silva, que também estava há meia hora no Cartório, o atendimento era devagar. “Estou aguardando ser chamada pela senha, vim para pedir transferência da seção. Estava cansada e uma moça me deu assento, acho que é muito tempo esperando”, disse.
 
A cuidadora de idosos, Ivaneide dos Santos, não fez agendamento pela internet e também precisou pegar uma senha. “Aproveitei para transferir o título de Suzano (SP) para cá. Estou há 10 minutos esperando.”.
 
De acordo com o chefe do Cartório da 343º Zona Eleitoral, João Lima, a média de eleitores que passam no local é 1 mil. “No feriado de Tiradentes, tivemos esse número de pessoas e, na sexta-feira (22), também.” Lima afirmou que a operação mais procurada nos últimos dias foi a transferência de domicílio eleitoral. “São aqueles que residem em Sorocaba e, por algum motivo, votam em outro local. Então, vêm confirmar que moram na cidade e transferem o título pra cá”, afirmou.
 
É aconselhável que o eleitor faça um pré-agendamento pela internet para evitar filas na hora de alguma operação. “A gente conta com 840 eleitores que estão cadastrados para passar no Cartório, não temos mais vagas para passar pelo agendamento. Fora os agendados, temos os não agendados, que pegam a senha, que começa no um e vai até 300 para preferencial e, a partir do 301, para o atendimento de outras pessoas”, explicou.
 
Espera-se até o fim do prazo de cadastramento da biometria pelo menos 12 mil eleitores, uma média de mil pessoas por dia, de acordo com Lima. 
 
“É importante orientar que aquelas pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos ou cadeirantes, comuniquem a seção eleitoral sobre esse impedimento, para que a gente possa cadastrá-los em uma seção especial adaptada, que são escolas com acessibilidade, para chegar à seção eleitoral, não tem escada, tem rampa de acesso e banheiro adaptado. Conta com todas as condições necessárias para que o eleitor possa chegar à seção e votar com tranquilidade”, explicou.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar