Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDUCAÇÃO Centro de Educação Infantil comemora Dia do Índio com atividades especiais

Publicada em 20/04/2016 às 06:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Divulgação)
Esta terça-feira (19) começou diferente no Centro de Educação Infantil “Dolores Cupiam do Amaral”, o CEI 23, localizado no Jardim dos Estados. Em vez de passar a manhã na sala de aula, as crianças ficaram no quiosque do parque, ouvindo a explicação da bióloga Mariana Parra, que mostrava elementos da cultura indígena. 
 
A atividade integra o calendário especial em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta data. Bióloga do Sítio Reino Animal, Mariana apresentou aos pequenos a alimentação dos índios, as músicas e também suas vestimentas. Para isso, contou com a ajuda de um voluntário, que se caracterizou de índio.
 
A atividade contou, ainda, com a parte prática. Na contação de história, os alunos puderam participar ativamente, representando os indígenas. Também fizeram pinturas com tintas feitas de terra. Na segunda-feira, as professoras reproduziram uma oca no parque, mas ações em alusão à data estão sendo feitas desde o início de abril. 
 
Conforme a professora da Creche 2 B, Adriana Santos Pinto, as atividades foram aprovadas pelos participantes. “Eles estão gostando, principalmente porque estão vendo e pegando nos objetos.” De acordo com a diretora da instituição, Kátia Regina Pereira, o contato com a cultura indígena é importante para o desenvolvimento dos pequenos. 
 
“Elas nasceram em uma época mais tecnológica e urbana, então é necessário esse resgate cultural”, disse a diretora. Segundo ela, o contato com a natureza sempre deve ser incentivado. “Ao aprender sobre os índios, eles puderam ter um pouco mais de ligação com a natureza e isso vai servir de estímulo.”
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar