Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

Evitar tragédias é dever de todos

Publicada em 16/08/2019 às 20:09
Compartilhe:

Muita gente teve a oportunidade de observar, na quarta-feira (14) da semana passada, que o estacionamento coberto do Sorocaba Shopping, na avenida dr. Afonso Vergueiro, esteve completamente esvaziado de veículos. Perguntado a respeito, um funcionário informou que aquela providência era em razão da necessidade de um trabalho de reforço das vigas que dão sustentação à estrutura do prédio. Levando-se em conta tratar-se de um trabalho de prevenção dos mais importantes, há que se destacar a iniciativa, já que o principal de tudo é sempre garantir a segurança de todos que diariamente frequentam as suas dependências.
Prevenir ocorrências que podem se tornar extremamente lamentáveis é o dever de todos. No Brasil, porém, apesar de todo mundo saber disso, nem sempre é o que acontece, daí a razão de tantas tragédias que são registradas, como foram os casos ocorridos com as barragens de Mariana e Brumadinho, do viaduto do Ceasa na rodovia Dutra, dos incêndios na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no "Ninho do Urubu" do Flamengo, no Rio de Janeiro, do desabamento de um viaduto em Minas Gerais, dos deslizamentos de morros e quedas de casas por chuvas mais intensas, enfim, não são poucos os tristes acontecimentos por todo o País. E não raras vezes, tudo por culpa de projetos de empresas e profissionais irresponsáveis que não levam em conta o valor das vidas humanas que, de repente, podem desaparecer sem mais nem menos. É natural que, sem fiscalização e controle adequados, os erros venham se sucedendo até os absurdos dos tempos atuais.   
O fato é que, apesar de tudo aquilo que já foi falado a respeito, nem todos se surpreendem mais a cada ano com o noticiário das tragédias amedrontadoras que ocorrem por todo o País. E, o que sempre acontece depois, são as desculpas esfarrapadas que não acabam mais. Ninguém assume a responsabilidade, deixando tudo por conta do destino e da fatalidade. O que existe de comum em todos os casos são irregularidades e desrespeito às regras legais, sem se falar das omissões e da falta de responsabilidade. De que adiantam as leis se elas não são cumpridas? O que falta é uma "Lava-Jato" extra para evitar a todo custo que tantos irresponsáveis continuem a brincar com a vida das pessoas. 
Por tudo isso, há que se destacar o trabalho realizado pelo Sorocaba Shopping no sentido de preservar a estrutura de suas dependências. Desde que os serviços realmente sejam feitos de maneira correta, através de técnicas rigorosas e profissionais competentes, trata-se de um exemplo a ser seguido por todos.