Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

Descrença no futuro

Publicada em 21/05/2019 às 22:06
Compartilhe:

Tudo só anda para trás quando os Estados brasileiros enfrentam problemas financeiros de toda ordem, como vem ocorrendo há  vários anos. Hoje em dia, praticamente todos eles estão no vermelho, cancelando projetos, suspendendo o andamento de obras e cortando gastos que só ajudam a complicar ainda mais os cofres públicos. Como todos sabem, os problemas que atingem o País inteiro são decorrência dos desgovernos que tomaram conta de tudo, da corrupção que se alastrou por todos lados, da recessão, da queda na arrecadação de impostos e da incompetência administrativa que castiga todos os contribuintes. 
Como não poderia deixar de ser, tudo isso acaba privando a população de uma série de serviços públicos, como saúde, educação e infraestrutura. Um dos problemas mais graves ocorre na área da segurança, já que ninguém mais tem tranquilidade dentro e fora de casa, tendo em vista as ocorrências que diariamente deixam os brasileiros estarrecidos e vulneráveis, sem saber exatamente o que fazer. As imagens nos jornais e na televisão mostram como as coisas vão de mal a pior, com as mortes, os assaltos e a desumanidade se aproximando cada vez mais de todos os brasileiros, seja eles homens ou mulheres, crianças ou adultos de todas as idades. 
Tudo isso afeta de maneira cada vez mais intensa e sinistra os cidadãos de bem, já que a segurança pública passa a enfrentar uma série de problemas para desenvolver suas atividades, como a falta de veículos, de mais homens para combater a criminalidade e de uma melhor remuneração para todos os policiais. Ao contrário de 40 anos atrás, tendo em vista a excessiva onda de crimes que assola todos os recantos do Brasil, nunca se viu tantas mortes de pessoas inocentes em decorrência do aprimoramento da criminalidade. Nunca se viu, também, a morte de tantos policiais em todos os Estados brasileiros.
Pode-se dizer que o mais grave de tudo é que a situação que o Brasil vive prejudica duplamente os mais jovens. Por um lado, afeta duramente a sua entrada no mercado de trabalho, prejudicando de todas as formas a sua crença no futuro. Por outro, não são poucos os que acabam sendo atraídos pela criminalidade, notadamente o tráfico de drogas, já que precisam de algum dinheiro para se sustentar. 
O fato, inegável, é que o Brasil não pode continuar como está, tropeçando em suas próprias pernas e não correspondendo às expectativas dos brasileiros em geral. A descrença da juventude no futuro é o que pode existir de pior para qualquer nação.