Sábado, 18 de Agosto de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

Deputado levará demandas do Aeroporto ao Estado Aeroclube defende internacionalização e implantação de torre de controle

Publicada em 09/08/2018 às 18:08
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR

(Foto: Divulgação)
O deputado estadual Raul Marcelo visitou, na manhã desta quinta-feira (9), a diretoria do Aeroclube local, que apresentou demandas a respeito de infraestrutura, implantação de torre de controle e internacionalização do Aeroporto de Sorocaba, situado nos altos de Vila Angélica, assim como a ampliação de salas de aula para o curso de formação de piloto de avião mantido pela entidade, entre outras. Na ocasião, Raul Marcelo informou que terá reunião, nos próximos dias, com dirigentes do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) e levará essas reivindicações a eles e também ao governador Márcio França.
 
Segundo o presidente do Aeroclube, Marcos Antônio Ramos, o Aeroporto emprega diretamente mil trabalhadores e mensalmente faz 3.500 operações. Ramos disse que a ideia de internacionalizar o Aeroporto de Sorocaba pode ser positiva, caso não aumente os tributos. “Com o aumento do preço do combustível nos últimos meses e por falta de apoiadores, comprometerá o nosso orçamento se haver uma taxa adicional. Agora, em hipótese de não alavancar os tributos, somos favoráveis a essa mudança”, afiançou.
 
Além disso, Ramos mencionou a dificuldade de conseguir parceiros e recursos financeiros por parte do governo federal. “Queríamos renovar a frota de aviões do Aeroclube e também conseguir subsídio no preço do combustível, que atualmente custa 2 dólares o litro”, asseverou.
 
DEMANDAS – O deputado estadual Raul Marcelo, de sua parte, se colocou à disposição das demandas aeroviárias da cidade e firmou compromisso de apresentar estas demandas tanto ao Daesp, como ao governador do Estado. “Nossa intenção também é sugerir ao Governo de São Paulo que faça parcerias com universidades, faculdades e escolas técnicas da Região Metropolitana de Sorocaba para que haja a implantação de cursos voltados à área da Aeronáutica”, afirmou.
 
Outra questão colocada pelo deputado é a ausência de realização de feiras públicas para atrair a população da região, para conhecer a estrutura do Aeroporto de Sorocaba. “É importante que todos tenham conhecimento, principalmente as crianças e os adolescentes, do funcionamento de um aeroporto. Tendo um espaço assim em Sorocaba, seria uma forma de aproximar o povo da região de questões relacionadas à história da avião”, destacou.