Domingo, 18 de Abril de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< UFSCar terá bosque em homenagem às vítimas

Publicada em 06/04/2021 às 17:27
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Câmpus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está lançando o projeto de extensão "Bosque da Memória", iniciativa coordenada pela professora Eliana Cardoso-Leite, do Departamento de Ciências Ambientais, que tem como objetivo plantar árvores, criando um bosque no local para homenagear as vítimas da pandemia de Covid-19. O projeto se insere em campanha nacional homônima que incentiva o plantio de árvores e a recuperação de florestas em todo o País, como gesto simbólico em homenagem às pessoas que morreram em decorrência da contaminação pelo coronavírus.

A campanha nacional é uma promoção da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com apoio conjunto da Rede de ONGs da Mata Atlântica e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. "Anos tão difíceis como 2020 e 2021 não podem ser esquecidos. Assim, o Bosque deverá ser um local de reflexão, contemplação e memória, onde a morte de tantas vítimas da pandemia poderá ser ressignificada com a vida das árvores, que irão crescer e viver por muitos e muitos anos", afirma a coordenadora do projeto em Sorocaba, adiantando que no cronograma para a criação do "Bosque da Memória/UFSCar-Sorocaba", estão previstas etapas de divulgação, coleta de informações sobre as vítimas a serem homenageadas e definição da área do bosque, número de mudas e das espécies que serão plantadas. "Os plantios poderão ser realizados em um, dois ou até três momentos, dependendo do número de vítimas homenageadas, da disponibilidade de mudas e do envolvimento tanto da comunidade acadêmica, quanto da população de Sorocaba. A nossa intenção é que o primeiro plantio aconteça imediatamente após o retorno das atividades presenciais na Universidade", sinaliza Eliana Cardoso-Leite.

PARTICIPAÇÃO - O projeto é aberto à participação de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFSCar-Sorocaba, além dos colaboradores que prestam serviços para a instituição, comunidade que reside no entorno do câmpus universitário e demais sorocabanos que tenham interesse em homenagear vítimas da pandemia. Interessados em fazer indicações devem preencher formulário online disponível em https://forms.gle/w7GjjKxz7GwKHRV18, com dados pessoais, além do nome da vítima da pandemia de Covid-19 que deverá ser eternizada nas árvores do Bosque.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar