Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Revitalização necessária

Publicada em 09/02/2021 às 18:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Considerando-se que geralmente é no início de cada ano que sempre surge a oportunidade de se projetar uma série de planos para ser levados adiante, seria interessante que a nova administração municipal de Sorocaba também pudesse colocar em pauta uma questão que há muito incomoda a população sorocabana. Falamos dos imóveis abandonados que acabam se traduzindo em grandes focos de problemas que ultrapassam seus muros em ruínas. Seja na abrangência de toda a area central ou de inúmeros bairros da cidade, como a imprensa e a Câmara Municipal sempre têm abordado ao longo dos anos, os casos problemáticos que se constatam nunca deixam de preocupar muita gente, principalmente no que diz respeito à sujeira que neles se acumula e que favorece o aparecimento de ratos, aranhas, baratas e escorpiões. Além disso, acabam servindo de esconderijo para os que usam drogas, sem se falar de criminosos e desocupados que nunca deixam de causar muitos incômodos a toda vizinhança. Todo o entorno de um imóvel abandonado sempre está ameaçado por uma degradação irreparável. E isso, naturalmente, implica na desvalorização dos imóveis. 
 
"Imóveis abandonados nunca deixam de estimular uma sensação de insegurança para quem mora nas imediações, daí serem urgentes as providências que devem ser tomadas pela administração municipal"
 
Focalizando-se esse tipo de problema, o que se observa é que a área central de Sorocaba precisa de soluções adequadas para que os problemas não continuem a se agravar. Ao longo dos anos, por exemplo, alguns especialistas no assunto chegaram a apresentar ensaios para a revitalização do Centro e o incentivo para sua ocupação residencial. Seria interessante que tudo isso pudesse ser recuperado e discutido de maneira mais ampla, inclusive com a regulamentação de novas normas para o Plano Diretor da Cidade. Tendo em vista como as coisas caminham, é preciso a atualização dos códigos, como o de uso e ocupação do solo e o de reformas. Dessa forma, o município poderia ter instrumentos legais para promover a necessária revitalização. 
Na verdade, há muito tempo já deveria ter sido tomada alguma providência para o estado de abandono da regiäo central. Imóveis em tal situação só estimulam uma sensação de insegurança para quem mora nas proximidades. Considerando-se o impacto ambiental que não para de se reproduzir de forma negativa, espalhando-se para outras áreas, é de suma importância a elaboração de um plano político eficaz para a reabilitação de toda a área. Trata-se de uma questão que há muito tempo vem exigindo providências urgentes por parte da administração municipal. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar