Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Em busca de uma Cidade saudável

Publicada em 12/01/2021 às 18:16
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Nem todos os administradores públicos sabem, mas a tranquilidade urbana deve ser vista como sendo de um valor ambiental de altíssimo significado, exigindo uma proteção especial da lei. Ninguém se arrisca, por exemplo, a construir ou habitar em imóvel em algum lugar que não tenha características de tranquilidade por saber que as agitações urbanas e o barulho que elas produzem comprometem de todas as formas o sossego e a qualidade de vida de todo mundo, gerando, inclusive, muito atrito entre os moradores. O fato é que só se arrisca a morar num lugar desses aqueles que, infelizmente, não têm condições de morar num lugar melhor. Com certeza, a escolha de moradia reveste-se de muitos cuidados para identificação da vizinhança e das atividades nelas exercidas. Ninguém ignora que uma casa situada ao lado de barulhenta oficina ou defronte de movimentada transportadora ou, ainda, nas proximidades de lanchonetes e botecos de grande movimentação, sempre acaba sendo descartada como opção.
 
"O que se espera é que o prefeito Rodrigo Manga reúna as condições necessárias para que Sorocaba realmente possa ser vista futuramente como uma cidade saudável em todos os aspectos"
 
Com certeza, nenhuma cidade pode ser considerada saudável por excelência, até porque, inegavelmente, não é saudável aquela que só tenha toda uma população bafejada apenas pela imensa ventura da saúde física e mental, mesmo tendo a seu serviço bem-aparelhados hospitais, médicos e demais profissionais dedicados a tal tarefa. O fato é que uma cidade plenamente saudável exige uma realidade bem maior de significados, como higienização, água potável, esgoto tratado, enxurradas bem-endereçadas, ruas permanentemente limpas, calçadas sem irregularidades, casas e edifícios sob os melhores cuidados, infraestrutura (pavimentação e energia elétrica) modernizada, ônibus conservados e limpos, coleta e tratamento do lixo, veículos que não causem poluição e segurança eficiente, além de muitos outros melhoramentos públicos indispensáveis à população. Com tudo isso, como é o caso de Sorocaba, jamais um município poderá ser visto como saudável. 
O que se espera, portanto, é que o prefeito Rodrigo Manga, que está iniciando o seu trabalho no comando da Prefeitura, possa realmente ter condições e sabedoria de buscar o melhor para toda a cidade, inclusive sem cair na tentação de fazer empréstimos que, num primeiro momento, podem ser a solução para muitos problemas, mas que, no longo prazo, podem se constituir em grandes aborrecimentos para todos. 
Há que se destacar que, infelizmente, a última temporada administrativa de Sorocaba, com tantas intrigas e tempo perdido, não foi quase nada a favor dos interesses da população sorocabana, com as expectativas se desvanecendo ao longo de quatro anos de muitos contrastes sociais, políticos e econômicos desfavoráveis. A cidade espera por muito mais da nova administração que assumiu o Palácio dos Tropeiros. 
 

"O que se espera é que o prefeito Rodrigo Manga reúna as condições necessárias para que Sorocaba realmente possa ser vista futuramente como uma cidade saudável em todos os aspectos"

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar