Neste ano atípico, os Meninos Cantores de Petrópolis manterão sua longa tradição de cantar o Natal. Um trabalho de esforço conjunto de cantores, maestros, equipe de filmagem, editores, ao longo de dois anos, vai garantir um Concerto de Natal inteiramente inédito. A apresentação será transmitida nesta quarta-feira (23), às 19 horas, na página dos Canarinhos de Petrópolis, no Facebook, e pelo canal da TV Franciscanos, no YouTube.
O maestro Marco Aurélio Lisch explicou que os Concertos de Natal fazem parte da história dos Canarinhos de Petrópolis. “Essas apresentações natalinas são as maiores esperadas por todos e não podíamos deixar de preparar algo muito especial neste ano tão difícil para todos nós”, disse, destacando que as canções de Natal tocam o coração das famílias que nesta época voltam-se para as mensagens de fé, amor e esperança.
Ainda de acordo com Lisch, foi necessário um grande esforço para superar as enormes dificuldades no preparo da apresentação do Natal deste ano. Os ensaios e as gravações das vozes que farão parte do concerto foram feitas via internet, tendo todo o cuidado em garantir segurança aos integrantes dos corais dos Carinhos de Petrópolis, das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e dos Aprendizes.
Já o diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, frei Marcos Antônio de Andrade, OFM, disse que o “Especial de Natal” deste ano é um sinal de esperança e de luz. “As gravações foram resultado de um empenho muito grande para tornar tudo isso possível sem causar riscos”, pontuou, expressando seu pedido para que o Menino Jesus possa trazer paz e muito luz neste fim de ano tão dramático.
Fora as gravações em casa, pequenos grupos fizeram tomadas externas seguindo protocolos rígidos de segurança, obedecendo ao distanciamento, uso de álcool gel e máscaras. “Tivemos muita preocupação para garantir a segurança dos meninos para que não ocorressem risco de contaminação. Por isso, ficamos alertas o tempo todo, mantendo os pequenos grupos com distanciamento”, contou frei Felipe Medeiros Carretta, OFM.
O maestro Marco Aurélio Lisch destacou que três músicas foram selecionadas para o concerto inédito, o canto gregoriano “Rorate Coeli”, “Cantiga de Nossa Senhora”, de Hekel Tavares, e “Noite Feliz”, de Franz Gruber. “Os meninos gravaram o canto gregoriano, dividido em quatro versos, que será a primeira música apresentada. Em seguida, será a música brasileira ‘Cantiga de Nossa Senhora’ pelo Coral das Meninas dos Canarinhos.”
Frei Felipe revela que o “Especial de Natal” reserva outras surpresas, como a montagem de um presépio vivo. “As músicas escolhidas trazem alento e esperança por meio da pureza das crianças. Foi muito bonito ver a alegria deles ao representarem Maria, José e o Anjo. Deus está conosco em todas as tempestades vividas neste ano. Não nos deixou na escuridão. Queremos levar a esperança, através da música”, disse.